Pesquisar

Lightsweet divulga relatório com avanços em práticas ESG

lightsweed economiapr
Foto: Divulgação

Lightsweet, indústria paranaense de alimentos saudáveis dona das marcas Lowçucar, Magro e Inédito Foods, publicou recentemente o Relatório Anual de Práticas ESG. O documento reúne os principais resultados e compromissos da companhia nos pilares ambiental, social e de governança, reforçando sua adesão ao Pacto Global da ONU e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

No campo social, a empresa avançou na promoção da diversidade e da equidade de gênero: atualmente, 47% do quadro de colaboradores é composto por mulheres, que ocupam 45% dos cargos de alta liderança. Mais de 1.500 pessoas foram beneficiadas em campanhas de arrecadação de roupas, brinquedos e alimentos, além de doações periódicas de produtos para entidades assistenciais.

O cuidado com colaboradores também se destacou: campanhas de prevenção como Setembro Amarelo, Outubro Rosa e Novembro Azul resultaram em exames preventivos para mais de 90 profissionais que aderiram às campanhas. Além disso, a empresa ofereceu 43,7 mil refeições em seu restaurante interno, aplicou 160 vacinas contra a gripe e promoveu 1. 848 horas de treinamentos em segurança.

Na frente ambiental, a Lightsweet manteve programas de reaproveitamento de água, coleta seletiva em parceria com a New Hope (EuReciclo) e logística reversa de embalagens. Em 2024, foram compensadas mais de 176 toneladas de papel, papelão, plástico e filmes laminados, além do descarte correto de 30 toneladas de produtos impróprios para consumo.

A companhia também registrou a redução de e 6 toneladas a emissão de CO2 no anterior, com o redirecionamento da frota de passeio para abastecimento a partir de combustível não fóssil, mantendo o Selo Clima Paraná, que reconhece a mensuração e gestão de impactos climáticos.

As práticas de governança foram fortalecidas com a criação do Comitê de Ética, responsável por zelar pelo código de conduta lançado em 2024, além de auditorias periódicas e políticas de transparência com colaboradores e parceiros.

“Nosso relatório mostra que sustentabilidade não é apenas uma diretriz, mas parte do DNA da Lightsweet. Avançamos em indicadores ambientais, sociais e de governança porque acreditamos que só existe crescimento verdadeiro quando geramos impacto positivo para colaboradores, consumidores e para o planeta”, destaca Cezar Couto, diretor executivo da Lightsweet.

Atualmente, a Lightsweet conta com um time de mais de 259 colaboradores diretos e é certificada entre as Melhores Empresas para se Trabalhar no GPTW do Estado do Paraná, nos últimos 8 anos.

Compartilhe

Leia também

senior experience economia pr

Ex-diretor da secretaria extraordinária da Reforma Tributária vai palestrar no Senior Experience

usina flutuante itaipu economiapr

Itaipu inicia montagem da usina solar flutuante no reservatório

expo py brasil economiapr

PR abre portas para os pequenos negócios na 16ª Expo Paraguay Brasil