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7 franquias para começar a empreender a partir de R$ 25 mil

Foto: Khwanchai Phanthong's Images/Canva

Abrir o próprio negócio sem precisar de grandes aportes ou riscos tem se tornado realidade para muitos brasileiros. Nesse cenário, as franquias operacionais, também conhecidas como micro franquias, vêm ganhando espaço ao oferecer baixo investimento, payback rápido e operação simplificada.

O setor de franchising acompanha essa tendência, sendo que o mercado cresceu 8,9% e faturou R$ 65,9 bilhões no primeiro trimestre de 2025, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). Para o restante do ano, a projeção é de alta entre 8% e 10%

O desempenho reforça o franchising como uma alternativa para quem busca empreender, ser reconhecido e ter perspectiva de crescimento, mesmo que sem grandes aportes iniciais. A seguir, conheça sete franquias que podem ser adquiridas a partir de R$ 25 mil e apresentam diferentes opções de investimento, faturamento e prazos de retorno. Confira:

1. Rooftop Franquias

Rooftop, startup pioneira em entregar soluções imobiliárias para proprietários de imóveis residenciais de alto padrão com necessidade de liquidez de capital, estruturou recentemente um modelo de microfranquias para distribuir seu principal produto, o HomeCash, solução voltada para proprietários que precisam de liquidez sem abrir mão de continuar morando no imóvel. 

Por meio dele, os proprietários vendem seu imóvel, recebendo aproximadamente 60% do valor avaliado à vista e podem recomprá-lo em até um ano e meio por um valor aproximado de 80% da avaliação, podendo fazer uso de carta de crédito e financiamento imobiliário, utilizando saldo do Fundo de Garantia, se houver.

A operação da franquia prevê ganhos em diferentes etapas da negociação — da venda à recompra — e se destaca por oferecer comissões recorrentes.

O processo de admissão do franqueado é baseado em uma análise criteriosa do histórico pessoal e profissional, bem como experiência prévia no setor imobiliário, bancário, financeiro ou direito imobiliário, é recomendado.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 25 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: até 3 meses

2. Acqua Lavanderias

Com lavanderias autônomas, especializada em higienização têxtil, a Acqua oferece um modelo de operação voltado para atuação em supermercados, postos de conveniência, galerias e espaços comerciais. O negócio é pensado para funcionar de forma independente, com baixo custo de manutenção e possibilidade de atendimento 24 horas.

  • Investimento inicial: R$ 74,8 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 30 mil
  • Prazo de retorno: 18 meses

3. Market4U

A Market4U expandiu o conceito de mercados de proximidade com unidades autônomas dentro de condomínios. A rede opera por meio de lojas que funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana, sem a necessidade de atendentes, favorecendo quem pretende fazer uma renda extra por conta do modelo de negócio autônomo.

As unidades são monitoradas por câmeras e disponibiliza um aplicativo próprio que facilita as vendas.

  • Investimento inicial: R$ 80 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 10 a R$ 15 mil
  • Prazo de retorno: 16 a 24 meses

4. Airlocker

A Airlocker aposta em armários inteligentes, usados em condomínios e centros comerciais para entrega e retirada de produtos com flexibilidade e suporte 24/7. A rede também atua também com parcerias em serviços de lavanderia e petshop, ampliando a utilidade da solução. O franqueado pode gerenciar os equipamentos com suporte de software e operação remota.

  • Investimento inicial: R$ 99 mil
  • Faturamento médio mensal: até R$ 20 mil
  • Prazo de retorno: até 25 meses (para operação com 15 armários)

5. Bubble Mix

Inspirada na tendência asiática, a Bubble Mix é a maior rede brasileira de bubble tea, bebida febre do outro lado do mundo que combina chá com bolhas saborizadas que explodem na boca. O formato Express, em quiosques, foi desenhado para reduzir custos fixos e permitir operação com apenas um funcionário, facilitando a gestão por novos empreendedores.

  • Investimento inicial: R$ 130 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 35 mil
  • Prazo de retorno: 20 meses

6. Sua Hora Unha

A rede oferece serviços de estética de unhas e cabelos em modelo de atendimento rápido e sem hora marcada, garantindo agilidade e praticidade aos clientes.. Criada por dentistas, adota protocolos de biossegurança inspirados na odontologia, como kits individuais e esterilização em autoclave, e ainda conta com linha própria de produtos.

  • Investimento inicial: R$ 129,6 mil (modelo quiosque)
  • Faturamento médio mensal: R$ 35 mil
  • Prazo de retorno: 20 meses

7. Porto do Sabor

Com foco em alimentação saudável, a Porto do Sabor oferece cardápio variado que vai dos lanches rápidos até refeições completas, tendo o açaí e a torta integral de frango como os carros-chefes. Criada no Rio de Janeiro, a marca expandiu pelo franchising a partir de 2013 e aposta na crescente demanda por opções mais equilibradas no setor de alimentação fora do lar.

  • Investimento inicial: R$ 135 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 40 mil
  • Prazo de retorno: 28 a 36 meses

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