Pesquisar

Curitiba reforça protagonismo nacional em eventos de negócios

protagonismo nacional eventos economiapr
Foto: Daniel Bueno

A localização estratégica e a infraestrutura oferecida pela capital paranaense são os principais atrativos para a realização de grandes eventos corporativos. Até agosto de 2025, segundo o Curitiba Convention & Visitors Bureau, a cidade já havia sediado 85 eventos técnico-científicos, feiras e encontros.

Em 2024, foram 140, que trouxeram 10 milhões de visitantes e geraram impacto econômico de R$ 13,8 bilhões, segundo a Prefeitura. Do total, 38% dos turistas vieram motivados por compromissos de negócios, o que elevou a ocupação hoteleira a 100% no auge da temporada de congressos.

O Centro de Eventos Viasoft Experience, em Curitiba, por exemplo, recebeu no início de setembro a Feira do Empreendedor do Sebrae com público diário de cinco mil pessoas em média. A demanda de eventos deste porte seguiu aquecida no calendário deste  mês, com o 54º Congresso Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem, com mais de quatro mil profissionais de todo país. 

Em agosto, o Viasoft Experience contabilizou um dos maiores públicos no período. Foram 14.500 participantes em cinco grandes eventos, entre eles a Conferência da Associação Mundial para o Avanço da Parasitologia Veterinária (WAAVP), a  InterForensics, maior evento de Ciências Forenses da América Latina e a Convenção de Inverno do Sicredi. 

Segundo o diretor de Novos Negócios do Grupo Cruzeiro do Sul Educacional, que administra a UP Experience, Eduardo Faria, a procura pelo centro de convenções e pelos outros espaços localizados na Universidade Positivo tem crescido de forma consistente.

“A soma da estrutura de Curitiba com o nosso padrão de serviço explica os resultados tão positivos. Um único evento desse porte pode atrair cerca de 10 mil pessoas num único dia. Esse público impacta diretamente toda a cadeia do turismo de negócios da capital”, afirma.

Parceiro frequente, o Sicredi realiza diversos eventos por ano no complexo, que inclui ainda o Teatro Positivo, o Teatro UP Experience, além de auditórios, a Biblioteca Roberto Campos Neto e outros espaços. Para a assessora de Comunicação e Marketing da Central Sicredi PR/SP/RJ, Valéria Ferreira, a infraestrutura da UP Experience é uma das melhores do Brasil.

“A tecnologia, o conforto dos ambientes, a localização estratégica e a logística bem organizada tornam tudo mais fluido e agradável, tanto para quem participa quanto para quem organiza. Isso reforça a imagem do Sicredi como instituição que valoriza inovação, cuidado com as pessoas e excelência em tudo o que faz”, avalia.

A Neodent também mantém relação de longa data com o Viasoft Experience, palco de dois de seus principais encontros: o Neodent Congress, voltado para clientes e profissionais da odontologia, e a Convenção de Vendas, destinada ao time interno.

Desde 2009, quando sediou a primeira edição do congresso, o local integra o calendário estratégico da empresa, reunindo milhares de participantes de 29 países.

“Escolher a UP Experience vai além da estrutura física. É um parceiro que agrega valor à entrega dos nossos eventos”, avalia a gerente de Eventos da Neodent, Ana Paula Cardial.

O complexo UP Experience foi eleito Centro de Convenções do Ano no Prêmio Capivara e foi destaque no Prêmio Embaixadores de Curitiba. Com 11 mil m² construídos, sendo 7,3 mil m² de área de exposição, o Viasoft Experience já tem confirmados mais de 150 eventos para 2025.

Compartilhe

Leia também

hooh natal economiapr

Plataforma prepara operação para atender público nos eventos natalinos

azul emprestimo economiapr

Franquia do PR comercializa mais de 900 unidades no Brasil

Mulheres tecnologia Economia PR

Estudo aponta setores que lideram contratações de mulheres em TI