Num momento em que o setor de bares e restaurantes reafirma sua importância econômica e enfrenta desafios de operação e gestão, o Fórum Tutano se apresenta como um espaço de debates pragmáticos e conexão entre empresários.
Integrado ao Festival Tutano, o Fórum ocorrerá no dia 29 de setembro, no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba, e tem expectativa de reunir cerca de 400 profissionais, entre proprietários, gestores, consultores, fornecedores e investidores, para discutir temas diretamente aplicáveis à operação e à expansão de negócios no segmento.
O recorte adotado pelos organizadores privilegia debates com viés prático: painéis sobre gestão de pessoas, arquitetura e experiência do cliente, tecnologia aplicada à operação e inteligência artificial para gestão de vendas e atendimento; além de mesas que tratam das dores reais de quem cresce, desde capital de giro até logística, compliance e cultura organizacional.
Além disso, o evento traz ao palco nomes com reconhecimento técnico e de mercado, alinhados ao público nacional, como Pedro Hemmel (Tuju) e Facundo Guerra (Grupo Vegas).
“O Fórum Tutano não é um evento de ideias soltas, é um ambiente pensado para que empresários saiam com ações concretas. Queremos que os participantes levem embora não só inspiração, mas contatos, planos e ferramentas que sejam aplicáveis na rotina do negócio”, diz Beto Madalosso, idealizador do Festival Tutano.
Estudo conjunto da Abrasel e da FGV aponta que bares e restaurantes movimentaram R$ 416 bilhões em 2023, representando 3,6% do PIB e empregando milhões de brasileiros. Este cenário evidencia tanto o tamanho do mercado quanto a necessidade de profissionalização e políticas setoriais.
Para operadores e fornecedores, participar de fóruns como o Tutano significa acessar tendências, potenciais parcerias e soluções para aumentar eficiência, reduzir custos e melhorar margens. Além dos painéis, o Fórum inclui mentorias de negócios em parceria com o SEBRAE-PR, espaços de networking estruturado e contatos com fornecedores.
“No último ano, fui às palestras de forma bem despretensiosa e, em cada uma delas, levei um ‘chacoalhão’. Foi a virada de chave que eu precisava. Entendi que precisava ser uma líder diferente para ter uma equipe diferente. Fiz mudanças profundas e hoje acredito que estamos no melhor momento da marca, com uma equipe mais engajada e que realmente faz tudo acontecer”, conta a chef confeiteira Roberta Schwanke.
Confira a programação completa:
08h30 – Credenciamento e Café de boas-vindas público Tutano
09h00 – Abertura do Evento com Beto Madalosso [Tutano | Carlo | Madá | Sambiquira | Magrela | Uma Ova] – “A importância dos eventos gastronômicos para o desenvolvimento do setor”
09h30 – Palestra de Abertura com Rê Cruz [Foodness] – “Tendências de consumo e estratégias para encantar o cliente”
10h30 – Painel “A Dor do Crescimento – Os desafios e recompensas de expandir um negócio de alimentos e bebidas”. Mediador: Estela Cotes [Mamoca]
Convidados:
- Beto Madalosso [Tutano]
- Matheus Krause [Grupo Rua]
- Elaine Moura [Popcorn Gourmet]
11h30 – Palestra com Luiz Carlos Kuns Passos [Compagás] – “Eficiência à mesa: como o gás natural canalizado pode impulsionar o seu negócio”
12h00 – Painel “Cadê o garçom que estava aqui? Está no Uber – Como cuidar de quem cuida dos clientes”. Mediador: Rubens Catarina.
Convidados:
- Ariane Cereda [Nexa Soluções]
- Pedro Hemmel [Tuju]
- Danilo Parah [Mäska | Rudä | Roxy]
14h00 – Palestra com Facundo Guerra [Grupo Vegas] – “A arte de tirar ideias do papel (e fazer dar certo)”
14h30 – Painel “Não é Só Decoração – Arquitetura como estratégia de negócios”. Mediador: Thabata Martin [Verso]
Convidados:
- Guilherme Bez [Studio Guilherme Bez]
- Claudia Pereira [Claudia Pereira Arquitetura]
- Facundo Guerra [Grupo Vegas]
15h30 – Palestra com Elaine Moura [Popcorn Gourmet] – “Protagonismo feminino na gastronomia”
16h30 – Painel “Da comanda ao algoritmo – Como a tecnologia está mudando a gastronomia”. Mediador: Patrícia Albanez [Sebrae]
Convidados:
- Carlos Drechmer [Acom Sistemas]
- Ricardo Dornelles [Ecoa]
- Re Cruz [Foodness]
17h30 – Palestra com Rubens Catarina [Antiácido] – “Ostra feliz não faz pérola”
18h00 – Painel “Entre o Like e a Conta – Estratégias de comunicação para transformar engajamento em vendas”. Mediador: Carolina Garofani [Caramelodrama]
- René Seifert e Fernando Vianna [UFPR]
- Vanessa Huguinin [Food-Se]
- Guilherme Lobão [Comida de Pensar]