Pesquisar

Turismo 360: lançamentos e networking fortalecem o setor em Curitiba

turismo 360 economiapr
Foto: Inove

O Sebrae/PR e o Instituto Municipal de Turismo realizaram, nessa quarta-feira (24), o evento Turismo 360 – Lançamentos e Networking para um turismo mais forte, na sede da Regional Curitiba, na capital. A iniciativa reuniu cerca de 200 empresas e instituições do trade turístico, em um encontro estratégico que apresentou resultados, novos produtos e reconheceu empreendedores do setor.

Estiveram presentes representantes de parceiros do setor como: Fecomércio PR, ABAV, ABIH, Abrasel, Ecossistema DTI, MoviMente Curitiba Gastronômica, Seha, Rede Empresarial do Centro Histórico e CCVB, fortalecendo a articulação coletiva para o turismo local.

Entre as novidades, o evento marcou a entrega de novos produtos turísticos de experiência, souvenirs da edição 2025, o encerramento da Trilha DTI – Destino Turístico Inteligente e a entrega dos Selos de Qualidade no Turismo.

“O Turismo 360 é um marco para o trade curitibano, porque mostra resultados concretos de projetos que valorizam a identidade local, incentivam a inovação e estimulam a união entre os diferentes atores do setor”, destacou Patricia Albanez, coordenadora de Turismo e Economia Criativa do Sebrae/PR.

O secretário municipal de Turismo e presidente do Instituto Municipal de Turismo, Rodrigo Swinka, reforçou a convergência de ações.

“As entregas apresentadas dialogam diretamente com o Plano de Governo do prefeito Eduardo Pimentel e com o planejamento estratégico da Secretaria Municipal de Turismo. São iniciativas que ampliam o potencial da cidade como destino, fortalecem os empreendedores e qualificam a experiência do visitante”, analisa Swinka.

Durante o evento, 15 empresas receberam certificados de Produtos Turísticos de Experiência e 20 empreendedores foram certificados como novos souvenirs do programa SouCuritiba. Também foram entregues os certificados da Trilha DTI, que acelerou 15 empresas do trade curitibano com metodologias inovadoras de gestão, marketing e experiência do cliente.

O empresário Geovane Daga, dos restaurantes La Bella Pizzaria e O Cachaceiro, destacou a importância da jornada.

“Participar da Trilha DTI nos deu clareza sobre como nos posicionar como destinos para turistas que visitam Curitiba. O Sebrae nos ofereceu uma estrutura robusta que ajudou a olhar nossos negócios de forma estratégica e aprimorar nossa competitividade”, testemunha Daga.

Entre as experiências lançadas, a Cervejaria Coice de Mula apresentou a proposta “Deusas, Bruxas e Santas: A Força Feminina na Cerveja”, uma imersão cultural que resgata a origem feminina da produção cervejeira.

“Queremos mostrar como a fabricação da cerveja começou com as mulheres, revelando segredos, aromas e histórias que conectam a bebida à cultura e à força feminina”, explicou Patrícia Dias, sócia-proprietária da cervejaria.

No segmento souvenirs, a Velas.com trouxe criações artesanais inspiradas na cidade.

“Nossas velas representam a criatividade e o acolhimento de Curitiba. Queremos que o turista leve consigo não apenas um objeto, mas uma experiência sensorial que traduz a essência da nossa cidade da Luz”, disse Tathiana Ziemmer, empreendedora da marca.

O evento realizou ainda a entrega do Selo de Qualidade no Turismo para a empresa Fina Festas, que atingiu a categoria prata da certificação.

A palestra “Sai o gato de Ipanema, entra o bicho do Paraná”, conduzida por Neli Pereira, escritora, jornalista, mixologista e pesquisadora de brasilidades, foi uma atração do evento. Mestre em Estudos Culturais Latino-Americanos pela University of London, Neli é autora do best-seller “Da Botica ao Boteco” (Companhia das Letras), obra que traz sua pesquisa sobre ingredientes brasileiros e a coquetelaria como expressão cultural gastronômica.

Proprietária do Espaço Zebra, em São Paulo – que reúne arte e coquetelaria, ela já realizou projetos e consultorias para grandes marcas nacionais e internacionais, sempre com a proposta de “abrasileirar” experiências e fortalecer a identidade cultural.

Durante sua fala, Neli desafiou os participantes a refletirem sobre os estereótipos que marcam Curitiba como “capital europeia do Brasil” e apresentou argumentos que comprovam que a cidade é muito mais do que “clima frio, limpeza e branquitude”.

A jornalista, que nasceu e foi criada no bairro Alto da XV, destacou a importância de ações como o Turismo 360 para a cidade.

“Mais importante do que promover o que já existe no mercado é identificar negócios talentosos que ainda estão escondidos e precisam ser apoiados e fomentados – e o Sebrae/PR cumpre esse papel com excelência”, completa.

Durante o evento, 15 empresas receberam certificados de Produtos Turísticos de Experiência, que representam propostas inovadoras e autênticas para valorizar Curitiba como destino. As experiências certificadas foram: Tour de Boteco; Sentidos do Café, no Luccalab Comércio de Alimentos; Santa Família da Baba, na Casa da Baba; Pedal da Capivara, com Belas do Pedal; Passarinharte, na Marakaiah Escola de Natureza; Nos Passos de João Paulo II em Curitiba; Ninja por um dia, na Ninja Escape Room; Mergulho na Floresta, com Trilha Todo Dia; Lugares que encantam… a alma, com Patricia Lobo Turismo; Ildefonso Pereira Correia, com Roger Luiz; Harmonize-se, na Cervejaria Xamã; Deusas, Bruxas e Santas: A Força Feminina na Cerveja, com a Cervejaria Coice de Mula; Bela Giornata Santa Felicità, com Haydée Marques Travel; e O Dia em que o Imperador Chegou a Curitiba, com Zoe Tur CWB.

Compartilhe

Leia também

azul emprestimo economiapr

Franquia do PR comercializa mais de 900 unidades no Brasil

Mulheres tecnologia Economia PR

Estudo aponta setores que lideram contratações de mulheres em TI

Paraná Exportações Economia PR

PR amplia liderança em setores-chave de exportações