Pesquisar

Mercados autônomos atraem terceira idade como empreendedores

empreender depois 60 economiapr
Foto: freepik

O Brasil encerrou 2024 com 4,3 milhões de empreendedores com 60 anos ou mais, o maior número já registrado para essa faixa etária, segundo dados do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). O grupo representa 14,3% do total de donos de negócios no país, um recorde que evidencia a transformação do envelhecimento no Brasil, a terceira idade está cada vez mais ativa, empreendedora e conectada.

As franquias aparecem como uma alternativa segura para esse público. De acordo com a Pesquisa Trimestral de Desempenho da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de Alimentação – Comercialização e Distribuição foi um dos que mais cresceram no primeiro trimestre de 2025, com alta de 44%, impulsionado pela sazonalidade da Páscoa e pelo fortalecimento de lojas de conveniência e cafeterias.

Nesse cenário, os mercados autônomos, como o market4u, maior rede do segmento na América Latina, se destacam pela atratividade, baixo custo operacional, simplicidade da gestão via aplicativo e possibilidade de conciliar o negócio com outros planos de vida. 

O aumento da longevidade, aliado à melhora da qualidade de vida e à necessidade de complementar a renda, tem incentivado muitos seniores a abrir negócios próprios.

“Com décadas de experiência e conhecimento acumulado, eles buscam se manter ativos, relevantes e financeiramente independentes, mesmo após a aposentadoria. Além de empreender, os 60+ também se destacam como consumidores. Mais familiarizados com tecnologia, valorizam soluções que ofereçam conveniência, segurança e conforto”, avalia Eduardo Córdova, CEO e co-fundador da rede. 

Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), o percentual de idosos que utilizam a internet saltou de 24,7% em 2016 para 66% em 2023. Apenas entre 2019 e 2023, a expansão foi de 21,2 pontos percentuais, evidência de que esse público está cada vez mais conectado e aberto a novas experiências digitais, como os mercados autônomos.

No market4u, por exemplo, os clientes encontram lojas 24 horas sem atendentes, com sistemas de pagamento digitais, garantindo uma experiência de compra ágil e confiável.

“O público 60+ tem mostrado enorme disposição para empreender e, ao mesmo tempo, se destaca como um dos que mais cresce em adesão a novas tecnologias. Aqui, eles encontram um modelo seguro, digital, simples de operar e com apoio da franqueadora, além de uma experiência de consumo prática e acessível, alinhada às suas necessidades”, afirma Córdova.

A tendência redefine a visão sobre a aposentadoria no Brasil e abre oportunidades para negócios que saibam atender a um perfil exigente e conectado. O protagonismo da terceira idade no mercado deve ganhar ainda mais força nos próximos anos, consolidando um novo olhar sobre envelhecimento e participação econômica.

Compartilhe

Leia também

pesquisa empreendedorismo cientifico economiapr

Governo libera R$ 2 mi para incentivar dez pesquisas de empreendedorismo científico

recurso agricultura economiapr

PR é o estado que mais destinou recursos para a agricultura em 2025

Aeroporto foz pista Economia PR

Aeroporto de Foz do Iguaçu tem nova pista e deve impulsionar turismo na região