Pesquisar

HostGator aposta em IA para crescer na América Latina

Foto: Divulgação

HostGator, multinacional norte-americana de hospedagem para sites com escritório latino-americano em Florianópolis, Santa Catarina, passa por um momento de reestruturação fundamental.

A gigante do mercado de tecnologia deixou de ser apenas uma empresa de hospedagem para se tornar uma plataforma completa de soluções digitais para pessoas e empresas.

Agora, as soluções tradicionais de hospedagem de sites e presença online passam a ser a base para as soluções de Inteligência Artificial (IA) que fazem toda a configuração técnica das plataformas e vai além, criando sites em poucos minutos e realizando atividades de marketing como: criação de textos e imagens para vendas, análise de mercado, posts para redes sociais, estrutura de campanha de Facebook Ads e outras funções voltadas para divulgação de negócios.

Com a mudança, a empresa quer aumentar o número de clientes na América Latina (hoje são mais de 620 mil), e aumentar significativamente o ticket médio dos contratos, que atualmente varia entre R$ 20 e R$ 30, passando a ofertar planos de entrada a R$ 60 e, futuramente, pacotes de R$ 100 a R$ 300.

Um exemplo deste movimento é o lançamento do agente de IA Gator, no qual usuários passaram a ter acesso à uma ferramenta que executa tarefas demandadas diretamente no Painel do Cliente por meio de um chat conversacional com IA.

Entre abril e julho, o agente registrou mais de 133 mil interações de chat, automatizando ações como registro de domínio, criação de sites e configuração de e-mails, o que reduziu em 30% os atendimentos via chat humano no período ao absorver demandas recorrentes e executar ações para o usuário.

No mesmo intervalo, a funcionalidade de e-mail gerou mais de 5 mil novas caixas e, em agosto, a média chegou a mais de 100 caixas por dia.

Com a ampliação das rotinas atendidas pelo IA Gator e sua integração à Central de Ajuda, a empresa projeta superar 100 mil interações mensais de chat com o agente a partir de agosto. As funções foram liberadas gradativamente e a ferramenta é aprimorada constantemente.

Além disso, a empresa lançou recentemente a solução “Novo Criador de Sites com IA”, que oferece formas de desenvolvimento de páginas a partir de descrições em linguagem natural (prompt), do perfil do Google Meu Negócio ou de modelos prontos com curadoria estratégica para alta conversão.

A ferramenta cria um site profissional em poucos minutos e, nos primeiros 3 dias de lançamento, registrou mais de 1 mil sites criados. Em breve, serão disponibilizados também agentes de AI para vendas e atendimento omnichannel nos sites, redes sociais e WhatsApp.

A automatização da experiência via Inteligência Artificial tem tirado o foco do atendimento humano exclusivamente técnico e manual da ferramenta, para possibilitar que a equipe esteja focada em melhorar o negócio do cliente, com orientações voltadas ao crescimento das pessoas e empresas dentro da HostGator. A nossa ideia é tirar o cliente do zero. Quem chega até nós geralmente não tem presença digital ou experiência técnica avançada. Agora, ele só precisa descrever o que quer e nós entregamos o resultado, do domínio registrado à primeira venda e geração de leads”, afirma Ricardo Melo, VP of Growth & Product na HostGator LatAm.

Compartilhe

Leia também

azul emprestimo economiapr

Franquia do PR comercializa mais de 900 unidades no Brasil

Mulheres tecnologia Economia PR

Estudo aponta setores que lideram contratações de mulheres em TI

Paraná Exportações Economia PR

PR amplia liderança em setores-chave de exportações