Pesquisar

Biodiversidade do PR é destaque em documentário internacional

biodiversidade economia pr
Foto: Arthur Brognoli / Pexels

Uma colaboração científica entre o Paraná e a Austrália, com foco na restauração ecológica e na conservação da biodiversidade, ganhou destaque internacional ao se tornar tema de uma série documental produzida por pesquisadores alemães que atuam na Austrália.

A produção está disponível gratuitamente no canal Ecolclips, no YouTube, e reúne entrevistas com pesquisadores, paisagens naturais e descobertas científicas promissoras relacionadas à recuperação da Mata Atlântica.

A série foi gravada durante a visita dos ecologistas doutor Julian Schrader e doutora Cornelia Sattler, vinculados à Macquarie University, na Austrália. Ambos são pesquisadores alemães que, em 2024, participaram da Missão dos Pesquisadores Estrangeiros no Brasil.

Durante a visita, os cientistas conheceram os trabalhos realizados no âmbito do NAPI Biodiversidade, Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação, iniciativa paranaense dedicada à conservação e uso sustentável da biodiversidade.

Os documentários abordam os avanços obtidos por pesquisadores brasileiros e estrangeiros dentro do arranjo, como os resultados positivos do uso de diferentes soluções baseadas na natureza (como microrganismos associativos, nanotecnologia verde e biomateriais) no cultivo de espécies nativas da Mata Atlântica, cujos testes de desempenho apontam para um incremento no desenvolvimento e na resistência a estresses das plantas, elevando as expectativas quanto à viabilidade de projetos de reflorestamento com maior eficiência e sustentabilidade.

Além disso, a série destaca aspectos da ecologia e biodiversidade da Mata Atlântica, incluindo a floresta com araucárias. Estudos estão sendo iniciados em parceria com os doutores Marcos Carlucci e Victor Zwiener, do NAPI, voltados à modelagem de distribuição da araucária — espécie-símbolo da Mata Atlântica em parte do território paranaense — sob diferentes cenários de mudanças climáticas.

A iniciativa busca entender como as alterações no clima podem impactar a sobrevivência e a localização futura da espécie no território brasileiro. Outro vídeo da série aborda o comportamento e a vida selvagem de animais em áreas urbanas, com a participação da doutora Ana Paula Vidotto Magnoni. 

Durante a estadia no Paraná, os pesquisadores estrangeiros também fizeram uma imersão nos ecossistemas locais. Uma das primeiras paradas foi o imponente Cânion Guartelá, no Parque Estadual do Guartelá (no  município de Tibagi), considerado o cânion mais longo do Brasil e o sexto maior do mundo em extensão.

Além disso, os pesquisadores visitaram o Morro da Pedra Branca (em Ortigueira) e o Campo das Pedras (no distrito de Lerroville, Londrina). Também em Londrina foram visitados o Parque Estadual Mata dos Godoy e o Parque Municipal Arthur Thomas.

As visitas de campo proporcionaram um contato direto com a biodiversidade paranaense e reforçou a importância de esforços internacionais para sua preservação. 

Compartilhe

Leia também

Passaporte Veicular Digital Economia PR

Motoristas vão testar novo Passaporte Veicular Digital

Empresas cenário econômico Economia PR

Empresas do PR confiam mais em si que no cenário do país

NHS Sistemas Economia PR

NHS expande atuação e aposta em sistemas híbridos e gestão energética