Pesquisar

Turismo no PR segue mais barato do que na média do país

turismo sustentavel itaipu economiapr
Foto: Kiko Sierich/Itaipu Parquetec

Fazer turismo no Paraná está mais barato do que na média nacional em 2025. A Cesta de Consumo do Turismo, indicador elaborado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) com base no IPCA, mostra que a inflação acumulada de janeiro a setembro em produtos e serviços ligados à atividade turística foi de 3,45% em Curitiba e Região Metropolitana, abaixo dos 4,35% registrados no cenário nacional.

Mesmo com o leve aumento de 0,51% no IPCA do turismo na capital paranaense em setembro, frente aos 0,43% no Brasil, o estado ainda apresenta um comportamento de preços mais favorável. Nos últimos 12 meses, a inflação do setor foi de 6,49% em Curitiba e Região Metropolitana, enquanto a média nacional chegou a 8,48%.

Segundo o assessor econômico da Fecomércio PR, Lucas Dezordi, esse cenário contribui para tornar o turismo paranaense mais competitivo e atrativo.

“A redução dos preços em passagens aéreas e pacotes turísticos aumenta o potencial de deslocamento e consumo dentro do estado. Além de favorecer o turismo interno, esse comportamento de preços reforça a atratividade do Paraná como destino para visitantes de outras regiões”, avalia Dezordi.

O economista ressalta que a estabilidade de preços e as condições mais favoráveis para o consumo de serviços turísticos fortalecem o setor na reta final do ano, período de maior movimentação.

“Com a aproximação das férias e do fim de ano, o cenário atual cria boas perspectivas para o comércio e para o turismo paranaense”, conclui.

Desempenho do turismo em agosto

Após o bom desempenho registrado durante o período de férias escolares, as atividades turísticas apresentaram uma redução já esperada, na ordem de 1,5% em agosto na comparação com julho, refletindo o movimento sazonal.

Apesar disso, o volume de vendas do setor manteve crescimento, com alta de 4,0% no Paraná em relação a agosto de 2024. No acumulado de 2025, o avanço chega a 5,8%.

No cenário nacional, o volume de vendas do turismo aumentou 0,8% em agosto frente a julho, segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Já no Paraná, a queda mensal foi compensada pelo desempenho positivo a médio prazo. No acumulado de 12 meses, o setor cresceu 7,5% no estado, acima da média brasileira de 6,5%.

Esse resultado é impulsionado, principalmente, pelos aumentos de receitas em empresas de transporte aéreo de passageiros, serviços de reservas de hospedagens, hotéis, bufês e restaurantes.

O desempenho coloca o Paraná na 7ª posição nacional em volume de atividades turísticas no período de 12 meses, reforçando sua relevância no cenário do turismo brasileiro.

Compartilhe

Leia também

latinoware cibersegurança economia pr

Latinoware traz cibersegurança, robôs e desafios na programação

mercado imobiliário de luxo economia pr

Curitiba mantém ritmo forte no mercado imobiliário de luxo

Paraná alvarás Economia PR

PR lidera ranking nacional de dispensa de alvarás