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Programa capacita pequenos negócios em licitação pública

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Foto: James Collington / Pexels

De 21 a 23 de outubro, em Cascavel, micro e pequenas empresas, microempreendedores individuais (MEI) e cooperativas da agricultura familiar da região oeste terão a oportunidade de se capacitar para participarem de processos licitatórios e vendas para órgãos públicos através do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores – LicitAÇÃO: Tenha o Governo como seu Cliente.

As inscrições devem ser realizadas até o dia 21 de outubro, às 12h, ou enquanto houver vagas, diretamente no Escritório de Compras da ACIC, pelo WhatsApp (45) 99801-0029.

De acordo com a consultora do Sebrae/PR, Kellen Oliveira, o programa é uma forma prática de desmistificar o processo de compras públicas e aproximar os pequenos negócios desse mercado.

“Muitos ainda têm receio de participar de licitações por acreditarem que o processo é complicado. Na capacitação, mostramos passo a passo como funciona, quais são as oportunidades disponíveis e como cada empresa pode se tornar fornecedora do governo de forma estruturada e segura”, explica.

O casal de empresários, Nicholas Martini e Analú Alves Andrade Martini, da Groceries Store, participou do programa, em Cascavel. Nicolas, destaca a possibilidade de acelerar o processo de aprendizado sobre licitações, com explicações práticas e objetivas.

“Um dos grandes diferenciais foi a mentoria e o acompanhamento na nossa primeira licitação. O consultor esteve presente conosco durante a sala de lances, orientando, passo a passo, o que nos deu confiança e direcionamento. Como resultado, vencemos logo na primeira participação com um dos nossos produtos e tivemos ótimo desempenho em outras categorias. Tudo isso logo na estreia do nosso negócio, nesse mercado”, conta Nicholas.

Durante os três dias de capacitação o empresário receberá orientações, de acesso e identificação aos editais, preparação de propostas, uso dos sistemas de compras públicas e ampliação do faturamento com base em demandas reais do setor público.

O programa é promovido pelo Comitê Gestão Municipal e Sebrae/PR, em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Cascavel (Acic) e diversas outras entidades, que fazem parte do CGM. Está inserido no Programa CCL – Cascavel Contra Legal, com apoio do setor de compras locais da Prefeitura Municipal.

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