Pesquisar

Ecossistema do PR é reconhecido como melhor Hub de Inovação do país

biopark melhor hub economiapr
Foto: Anprotec

O Biopark — Parque Tecnológico do Oeste do Paraná, localizado em Toledo, foi o grande vencedor do Prêmio Anprotec de Empreendedorismo Inovador, da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), na categoria Hub de inovação

A cerimônia, realizada na última quarta-feira (15), durante a Conferência Anprotec 2025, em Foz do Iguaçu, reuniu líderes de ambientes de inovação, representantes de governos, universidades e empreendedores de todo o país.

Considerado o mais importante troféu nacional do segmento, o prêmio reconhece instituições e ecossistemas que se destacam pela promoção de iniciativas de empreendedorismo, pesquisa e desenvolvimento tecnológico no Brasil. A escolha considerou critérios técnicos e também o engajamento do público nas redes sociais, que conferiu pontuação adicional aos finalistas.

“Esse prêmio vem coroar o trabalho que estamos realizando no Biopark. Acreditamos profundamente no trabalho colaborativo que une educação, pesquisa e empresas, e o NAPI é um exemplo disso, em que o empresariado apresenta as suas necessidades e a universidade pesquisa as soluções”, explica o vice-presidente do Biopark, Paulo Rocha.

“O prêmio representa iniciativas que não só inovam, mas também geram impacto real em suas regiões, fomentando conexões e soluções sustentáveis”, afirma a presidente da Anprotec, Adriana Faria.

O case vencedor foi o Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) Alimentos Saudáveis, uma iniciativa do Biopark Educação em parceria com o Governo do Estado do Paraná, a Fundação Araucária e dez empresas e cooperativas que fazem parte do projeto.

Implantado em 2023, o arranjo recebeu aporte de R$ 50 milhões — metade do valor oriunda do Governo do Estado e a outra parte das empresas participantes — e tem como objetivo desenvolver soluções inovadoras em alimentos saudáveis, com foco no diferencial competitivo das indústrias paranaenses e na busca por qualidade de vida entre os consumidores, tanto no mercado nacional quanto internacional.

O reconhecimento veio logo após o Prêmio Iguassu Valley de Inovação 2025, promovido pelo Sebrae e entregue durante o Summit Iguassu Valley – Latino América, em Foz do Iguaçu, no dia 9 de outubro.

O Biopark conquistou dois primeiros lugares: um na categoria Inovação em Processos de Negócios, com o modelo de governança colaborativa que articula empresas, universidades e institutos de pesquisa; e outro na categoria Inovação de Produtos ou Serviços, com o Colégio Donaduzzi, cuja proposta pedagógica inovadora e integrada ao ecossistema de ciência e tecnologia regional despertou atenção internacional.

Os projetos mobilizaram mais de R$ 50 milhões em investimentos, reduziram custos em até 40% nas empresas parceiras e reforçam a posição do Biopark como referência nacional e global em inovação baseada na educação.

“Recebemos três prêmios importantes em uma única semana, e isso coloca a região Oeste e o Paraná como importante pólo de inovação para o Brasil”, comemora Rocha

Compartilhe

Leia também

Passaporte Veicular Digital Economia PR

Motoristas vão testar novo Passaporte Veicular Digital

Empresas cenário econômico Economia PR

Empresas do PR confiam mais em si que no cenário do país

NHS Sistemas Economia PR

NHS expande atuação e aposta em sistemas híbridos e gestão energética