A sétima edição do Smart City Expo Curitiba, o maior evento de cidades inteligentes das Américas, já está movimentando o ecossistema de cidades inteligentes. Pelo segundo ano consecutivo, o encontro acontece na Arena da Baixada, nos dias 18, 19 e 20 de março.
Organizado pelo iCities, hub pioneiro em cidades inteligentes no Brasil, com o apoio da Prefeitura de Curitiba, e com a chancela da Fira Barcelona, o evento reunirá especialistas, gestores públicos, empresas e a sociedade.
Com o tema “Cidades como Lugares para Inovar, Criar e Vivenciar”, o Smart City Expo Curitiba 2026 reforça seu papel como ponto de encontro internacional para formadores de opinião, líderes, gestores públicos, empresas e comunidades comprometidas com a transformação dos espaços urbanos.
Além do congresso, reconhecido pelo alto nível de conteúdo, o evento reúne expositores e atividades paralelas que mostram como inovação e criatividade podem inspirar vivências urbanas mais inclusivas e conectadas às comunidades.
Ao valorizar as particularidades, a cultura e a humanidade de cada município, o encontro busca contribuir para a valorização e construção de cidades mais vibrantes e atrativas, tanto para se visitar quanto para se viver.
“Estamos vivendo um momento em que tecnologia e criatividade precisam caminhar juntas. As cidades inteligentes não se constroem apenas com dados e sensores, mas também com empatia, criatividade e propósito. Queremos provocar reflexões e conexões que inspirem novas formas de pensar o futuro urbano”, afirma Caio Castro, CEO do iCities.
Na edição de 2025, o evento reuniu mais de 22 mil visitantes de 25 países e representantes de mais de 600 municípios brasileiros. A última edição também mostrou o potencial econômico de encontros como este, movimentando uma estimativa de R$ 650 milhões em negócios gerados.
Além disso, por meio do ingresso solidário, foram arrecadadas 4,5 toneladas de alimentos, posteriormente destinados à APAE Curitiba, reforçando o compromisso social do evento.
Para a edição de 2026, a organização estima receber mais de 23 mil participantes, entre gestores públicos, startups, empresas de tecnologia e especialistas em inovação urbana para debater e cocriar o futuro das cidades inteligentes no Brasil. Com temas como mobilidade, sustentabilidade, transformação digital e governança, o evento busca impulsionar o desenvolvimento das cidades das próximas décadas.
Assim como nas edições anteriores, o evento contará com uma ampla área de negócios, voltada à geração de oportunidades e conexões estratégicas entre empresas, startups e governos.
A Arena da Baixada, uma das estruturas mais modernas do país, segue como palco ideal para essa experiência imersiva, oferecendo infraestrutura e espaços versáteis que estimulam a troca de ideias e a colaboração entre todos os participantes.
Os ingressos para o Smart City Expo Curitiba 2026 estarão disponíveis a partir da segunda quinzena de novembro de 2025, no site oficial do evento.
As inscrições para o Smart City Expo Curitiba Brazilian Awards 2026 já estão abertas. Este prêmio reconhece e valoriza iniciativas que estão transformando as cidades brasileiras em todas as regiões do Brasil.
Dividida em cinco categorias principais: Cidade Inteligente, Cidade Sustentável, Equidade Social, Mobilidade Urbana e Transformação e Inovação Digital, a iniciativa tem o objetivo de destacar boas práticas que unem soluções inteligentes, tecnologia, gestão pública e impacto social positivo.
“A cada edição, vemos a força da inovação das soluções inteligentes aplicadas para mitigar os desafios reais das cidades, unindo num mesmo espaço, governos, empresas e cidadãos em torno de um único objetivo: construir cidades mais inteligentes, sustentáveis e humanas. E o Smart City Expo Curitiba Brazilian Awards é a celebração dessa jornada, reconhecendo as iniciativas por todo o país que colocam essas ideias em prática, transformando este propósito em impacto”, destaca Beto Marcelino, presidente do conselho do iCities.
Mais do que uma premiação, o Smart City Expo Curitiba Brazilian Awards se consolida como uma vitrine de soluções reais e inspiradoras que demonstram o potencial da inovação para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos impactados.
Podem participar organizações públicas, privadas, do terceiro setor, startups e centros de pesquisa com projetos implementados em cidades brasileiras. As inscrições devem ser realizadas pelo site oficial do evento, e os vencedores serão anunciados durante a programação do Smart City Expo Curitiba 2026, no dia 19 de março, no local do evento.