O uso do WhatsApp como meio de comunicação com os clientes já é realidade para mais de 80% pelos pequenos negócios de serviço, superando em quase o dobro a participação da utilização das redes sociais e do atendimento telefônico, e até mesmo a troca presencial, importante para 56% dos empreendedores. Esses dados fazem parte da Pesquisa Serviço 2025 – Qualitativa e Quantitativa do Sebrae.
A análise combinada dos estudos qualitativo e quantitativo revelou, contudo, uma carência do setor por estrutura para evoluir em inteligência mercadológica.
Entre os mais de 1.300 pequenos negócios pesquisados, a importância do CRM para o empreendimento não chega a ser apontada nem por 10% desse público. Na média, o peso dessa ferramenta está em 6% entre os empreendedores brasileiros de todo país.
A pesquisa qualitativa apontou que, mesmo entre empreendedores com forte senso de propósito e relacionamento próximo com os clientes, a comunicação ocorre de forma personalizada, muitas vezes intuitiva, mas com baixa sistematização.
Contudo, essa naturalidade comunicacional não elimina as lacunas gerenciais. Os dados apontam para a ausência de registros históricos, baixa automação de processos e pouca integração entre comunicação e tomada de decisão.
Vantagens do WhatsApp para o pequeno negócio
- Centralização e organização: permite organizar o atendimento e os contatos, centralizando informações e facilitando o acompanhamento de cada cliente.
- Aumento da produtividade: ferramentas como listas de transmissão otimizam o tempo, permitindo que o empreendedor alcance mais clientes.
- Melhora da experiência do cliente: oferece um atendimento rápido e personalizado, que é muito valorizado pelos consumidores atuais.
- Marketing e vendas: possibilita a criação de catálogos virtuais e a criação de campanhas personalizadas e acompanhamento de clientes.
- Redução de custos: permite atender um número maior de pessoas sem a necessidade de expandir a equipe.
Vantagens do CRM para o pequeno negócio - Alinhamento de equipes: o CRM integra dados e informações de clientes, alinhando as equipes de marketing e vendas.
- Eficiência e agilidade: simplifica a rotina da equipe, que tem mais contato com o cliente, e garante o acesso seguro e ágil das informações do cliente.
- Criação de base de dados: permite a construção de uma base de dados sólida, fortalecendo o vínculo com clientes fiéis.
- Gestão de processos: ajuda a controlar e analisar o desempenho em diferentes etapas do processo de vendas, fornecendo métricas importantes para otimização.