Pesquisar

Tecnologia reforça prevenção ao câncer de mama

Câncer de mama Economia PR
Foto: Aflo Images / Canva

A detecção precoce do câncer de mama, por meio do autoexame e da mamografia, é decisiva para um tratamento que possibilite a cura. Mas, há também outras estratégias aliadas no combate à doença. Por isso, na campanha Outubro Rosa deste ano, organizações como o Instituto Nacional do Câncer (Inca) e a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama) elegeram a prevenção como um dos destaques.

Segundo o Inca, no triênio 2023-2024-2025 calcula-se a ocorrência de 73,6 mil novos casos de câncer de mama no Brasil.

De acordo com a Femama, é o tipo de câncer que mais mata mulheres no país – são em torno de 18 mil mortes por ano. Conforme assinala a organização, “30% dos casos de câncer poderiam ser evitados com a redução dos fatores de risco”, o que inclui a prevenção primária.

Nessa prevenção estão autocuidados, do qual fazem parte hábitos de vida mais saudáveis, aponta o Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Alimentação adequada, sono de qualidade, prática regular de atividades físicas, controle do uso de substâncias tóxicas, como álcool e cigarro, manejo do estresse e conexão social estão entre as boas práticas citadas pela instituição.

A promoção de hábitos saudáveis envolve várias frentes. Nos tempos atuais, as inovações tecnológicas podem ajudar e muito. Há ferramentas, disponíveis na palma da mão por meio de aplicativos de smartphone, que mesclam funcionalidades digitais e metodologias cientificas para fornecer planejamento de práticas de cuidados com vistas a bem-estar físico e emocional – fatores elementares para a prevenção de doenças.

Segundo dados publicados pela Statista, o uso de plataformas que promovem bem-estar e saúde crescem a cada ano. Em 2024, o aumento foi de 6%, com quase 4 bilhões de acessos em todo o mundo.

“A tecnologia, quando bem explorada e bem utilizada, proporciona possibilidades incríveis”, sublinha o especialista Marcos Rinaldi, criador e líder da Fortalece.

A plataforma é um exemplo no assunto, unindo neurociência, tecnologia e gamificação no planejamento de hábitos saudáveis. A ferramenta é fornecida a empresas e organizações, para ser aplicada a seu corpo de funcionários e colaboradores, sendo utilizada em diversas instituições como secretarias municipais, hospitais, escolas, etc.

“As atividades envolvem cuidados pessoais com o sono, alimentação, estímulo à prática de atividade física, autoconhecimento e a relação com o meio social; e atenção à saúde financeira – motivo comum de preocupação, ansiedade e estresse”, descreve Rinaldi.

Portal de conteúdos, com aulas, meditações, exercícios funcionais e ginástica laboral, palestras com especialistas, entre outros eventos, compõem o leque de serviços oferecidos. Desafios, jogos, interatividade, um sistema de recompensas e mensagens asseguram incentivo e estímulo para o uso cotidiano dos recursos disponíveis, destaca o especialista.

Compartilhe

Leia também

Passaporte Veicular Digital Economia PR

Motoristas vão testar novo Passaporte Veicular Digital

Empresas cenário econômico Economia PR

Empresas do PR confiam mais em si que no cenário do país

NHS Sistemas Economia PR

NHS expande atuação e aposta em sistemas híbridos e gestão energética