Organizar uma festa ou evento é uma arte e, muitas vezes, um verdadeiro desafio logístico. Encontrar o fornecedor ideal para cada detalhe pode exigir tempo, pesquisa e uma boa dose de sorte.
Pensando em simplificar esse processo, a empresária curitibana Cris Lissoni criou a Lissland, um aplicativo inovador que conecta contratantes a profissionais do universo de eventos, de cosplayers a chefs de cozinha, passando por decoradores e músicos, facilitando as contratações desses profissionais e movimentando toda a cadeia produtiva do setor com cobertura nacional.
Disponível gratuitamente nas principais lojas de aplicativos, a Lissland é, neste primeiro momento, totalmente gratuita tanto para contratantes quanto para fornecedores, democratizando o acesso e ampliando as oportunidades de negócios.
A ideia da empresária é ampliar as funcionalidades ao longo do tempo, com serviços exclusivos e outras possibilidades de explorar o app, no entanto, agora o objetivo é lançar o produto como forma de colocar em prática a tecnologia.
“Queremos que o app seja um verdadeiro espaço de encontro. Nosso propósito é fortalecer o mercado nacional de entretenimento, dar visibilidade a profissionais da área e valorizar quem faz a festa acontecer, que são os pequenos e médios empreendedores. Antes de pensar em lucro, queremos criar um ambiente de trocas e conexões reais”, explica Cris Lissoni, idealizadora do projeto.
A inspiração para o aplicativo nasceu em meio à pandemia, quando o setor de eventos foi um dos mais afetados. Para minimizar os impactos, Cris organizou reuniões virtuais e rodadas de negócios entre profissionais do ramo. A adesão surpreendeu: em apenas quinze dias, mais de 800 CNPJs e CPFs foram cadastrados.
“Começamos de forma despretensiosa. Mas quando vimos aquela rede de profissionais se formando, percebemos o poder da união. Foi ali que surgiu a ideia de criar um espaço digital permanente, um aplicativo que reunisse todos: fornecedores e contratantes, num só lugar”, relembra Cris.
Com mais de 20 anos de experiência na produção de eventos, a empresária dedicou cerca de três anos no desenvolvimento da ferramenta. Disponível para Android e iOS, a Lissland aposta em um design gamificado, que transforma a experiência do usuário em uma “cidade de oportunidades”.
“Queríamos criar um ambiente lúdico e interativo, como um jogo que simula a vida real. A plataforma tem uma mascote e espaços temáticos para cada área, como música, gastronomia, fotografia, cosplay, cerimonial, decoração, cabelo e maquiagem, e muito mais”, conta Cris.
Além do visual diferenciado, o aplicativo contém ainda uma rede social entre fornecedores e contratantes.
“A ideia é que a conexão aconteça dentro da própria plataforma, fortalecendo o setor e estimulando a troca de experiências e oportunidades”, complementa.
Para utilizar o aplicativo, os contratantes precisam apenas criar seu perfil, navegar pelo app, encontrar o fornecedor e fazer as negociações, como orçamento e contratação, diretamente com o prestador de serviço.
Ainda, é possível favoritar atividades, pessoas, e encontrar detalhes sobre o serviço prestado, tudo de forma gratuita para quem está em busca de um trabalho específico. Com cobertura nacional, o app utiliza o sistema de geolocalização para facilitar a conexão entre empreendedores e contratantes da mesma localidade.
“Um músico, por exemplo, pode detalhar onde atua, que tipo de música toca, se está disponível para viagem, se possui equipamentos, se emite nota fiscal. Enfim, a ideia é que seja um portfolio virtual bem completo, para que as pessoas que estão contratando não tenham nenhuma surpresa desagradável. Além, é claro, de ser possível contactar os profissionais de forma direta”, explica Cris.
Já para quem é fornecedor, os chamados Lissplayers, o cadastro também é gratuito e sem burocracias. A ideia é que a plataforma seja uma facilitadora, mas que também ofereça suporte e apoio para os profissionais.
“Os Lissplayers terão liberdade para negociar, sem nossa interferência. Ainda, oferecemos todo o suporte necessário, com a garantia de que neste início da operação, não haverá nenhum custo para os profissionais”, explica a empresária.
Além de impulsionar o mercado e fomentar o networking entre profissionais e clientes, a Lissland pretende investir em capacitação. O aplicativo deve incluir um centro de formação voltado ao desenvolvimento de competências como pitch de negócios, gestão e investimentos.
Ainda, dentro do app estão previstas melhorias e o lançamento de novas funcionalidades, além de um plano de monetização da plataforma. No entanto, a ideia agora é colocar ele pra rodar para que o setor seja ativado.
“Mais do que conectar pessoas, queremos contribuir para a qualificação do setor. Um mercado com conhecimento é um mercado fortalecido, em que todos saem ganhando: quem presta serviço e quem contrata”, finaliza a empresária.