Pesquisar

Instituições discutem estratégias inovadoras em Fórum de Inovação

forum inovacao marechal economiapr
Foto: DIvulgação

No dia 8 de novembro, Marechal Cândido Rondon, oeste do Paraná, realiza o 1º Fórum de Inovação da cidade, um momento importante de união entre instituições na busca por práticas inovadoras que contribuam para o desenvolvimento regional.

O evento acontece na Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar), é totalmente gratuito e aberto à comunidade, mas é necessário garantir a inscrição.

A iniciativa é do Conselho de Inovação de Marechal Cândido Rondon e tem como objetivo sensibilizar a comunidade sobre a importância da inovação, demonstrando como ela pode estar presente no dia a dia, o que envolve desde a educação, com o apoio das escolas, até o comércio, como motor do crescimento econômico local.

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Marechal Cândido Rondon, Claudio Roberto Kohler, explica que a cidade tem buscado maneiras de expandir quando o assunto é a inovação, e o Conselho criado é parte desse processo.

“A intenção é evoluir, estamos progredindo, com a identificação dos setores prioritários e cadeias produtivas. Analisamos aspectos do capital humano, cultura empreendedora, políticas públicas de apoio à inovação. Criamos também o Plano Municipal de Inovação, um trabalho feito a várias mãos, com a Sociedade Civil Organizada”, comenta.

O Sebrae/PR é um dos parceiros na realização do Fórum. A consultora Angélica Fabiana Fonseca Weirich destaca que a intenção é expandir o interesse da população pela temática da inovação.

“Queremos atrair um olhar maior das pessoas, bem como estimular mais ações sobre o tema e ampliar a adesão da comunidade junto ao Conselho de Inovação. Uma cidade que investe em inovação é uma cidade que melhora sua estrutura, se organiza e alcança o desenvolvimento”, reforça Angélica.

Após a realização do Fórum, o Conselho deve dar sequência ao plano de ação, com foco em aprimorar a estrutura e a frequência das discussões relacionadas à inovação. O envolvimento da comunidade, incluindo jovens estudantes, é uma das estratégias previstas.

O professor Arlindo Fabrício Corrêia, do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável da Unioeste e coordenador da incubadora UNIHUB, localizada no campus de Marechal Cândido Rondon, lembra que a inovação já está presente no cotidiano das pessoas, mesmo que nem sempre seja percebida dessa forma.

“Ver a previsão do tempo não é só mais fácil, mas também mais confiável. Os agricultores têm a lavoura na palma das mãos. Contudo, muitos são os desafios da sociedade, e cada ferramenta ou tecnologia que surge pode ser incorporada para solucionar problemas diários. Inovar no que se faz ou em como se faz é algo contínuo — o que está sendo pesquisado hoje nas universidades, seja em laboratórios ou áreas experimentais, em breve poderá se transformar em soluções inovadoras para toda a sociedade”, explica.

O Fórum de Inovação de Marechal Cândido Rondon acontece no dia 08 de novembro, das 14h às 17h30. Além, de rodadas de conversas e um talk- show com lideranças locais, serão realizadas palestras com Severino de Déa sobre: o ecossistema de Joaçaba/SC e como ele se tornou referência no estado e com Thiago Naves, especialista em Inteligência Artificial que vai apresentar ferramentas e cases de sucesso.

A realização do Fórum de Inovação reforça o compromisso de ouvir as demandas da sociedade e buscar soluções eficientes desenvolvidas localmente. O evento tem como objetivo colocar em sintonia os principais interlocutores e promover uma agenda positiva em torno de um ambiente inovador que gere benefícios reais à comunidade.

Compartilhe

Leia também

Passaporte Veicular Digital Economia PR

Motoristas vão testar novo Passaporte Veicular Digital

Empresas cenário econômico Economia PR

Empresas do PR confiam mais em si que no cenário do país

NHS Sistemas Economia PR

NHS expande atuação e aposta em sistemas híbridos e gestão energética