A Incubadora Tecnológica do Tecpar (Intec) recebeu nesta semana o prêmio de “Incubadora Transformadora” no Digital Transformation Awards 2025, promovido pelo Instituto da Transformação Digital (ITD).
A incubadora do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) registrou 96 pontos, dividindo o pódio com a TEC CAMPOS Incubadora de Base Tecnológica, do Rio de Janeiro, e com a Incubadora do Parque de Ciência e Tecnologia Guamá, do Pará.
A Intec, fundada em 1989, foi a primeira incubadora do Paraná e hoje é um ambiente de inovação voltado ao apoio de startups e empresas de base tecnológica, oferecendo suporte em gestão, tecnologia e acesso ao ecossistema de ciência e inovação. Atualmente, passam pelo processo de incubação nove empresas, dos mais variados ramos de atuação.
Criada pelo Tecpar, a Intec atua nas modalidades residente e não residente, disponibilizando infraestrutura, mentorias, consultorias especializadas e a expertise técnica do Instituto.
O diretor-presidente do Tecpar, Eduardo Marafon, celebrou a conquista e salientou que a missão da Intec é transformar ideias inovadoras em negócios sustentáveis, conectando empreendedores a universidades, governo e mercado.
“Ao longo de sua trajetória, a Intec já contribuiu para o crescimento de diversas empresas nas áreas de saúde, biotecnologia, TIC, energia e meio ambiente, consolidando-se como um dos principais instrumentos de fomento ao empreendedorismo tecnológico no Paraná. Essa conquista é mais um marco do excelente trabalho desenvolvido na incubadora”, ressaltou.
A premiação contou com 25 categorias de Profissionais e 25 categorias de Organizações, totalizando 250 finalistas. Ao todo, o Digital Transformation Awards 2025 recebeu 1.347 inscrições em 2025 e registrou mais de 350 mil votos, o maior número já contabilizado em uma premiação de transformação digital no Brasil.
Após a votação aberta ao público, houve avaliação das propostas dos finalistas pelo Comitê de Especialistas, composto por 100 jurados de 23 países, com base em critérios técnicos de inovação, impacto, relevância e sustentabilidade.
