Pesquisar

Nath Finanças leva educação financeira ao Festival Iguassu Inova

Nath Finanças Economia PR
Foto: Suelen Bicicgo/Itaipu Parquetec

Como criar um planejamento financeiro que se adeque à minha realidade econômica? Uma pergunta que pode parecer difícil, mas que foi respondida com clareza no primeiro dia do Festival Iguassu Inova, nesta quarta-feira (22), durante a palestra com Nath Finanças, influenciadora que apresenta conceitos de educação financeira para pessoas de baixa renda e prova que o planejamento pode ser a chave para a saúde financeira.

A influenciadora simplifica termos complexos de investimento, explica como conhecer direitos pode ajudar a ter uma vida financeira saudável e ainda oferece ferramentas para que o planejamento financeiro seja executado com mais facilidade.

“Está tudo bem começar a se organizar agora. Você não está perdido no tempo, sabe? Aplicar esses conceitos no dia a dia trata-se de criar metas e hábitos. Falar sobre isso no Festival Iguassu Inova é incrível porque vai permitir que as pessoas saiam daqui com a cabeça borbulhando de informações”, disse Nath.

Oriana Isabella, de Foz do Iguaçu, contou que acompanha o trabalho de Nath Finanças há anos e fez questão de assistir à palestra durante o festival.

Admiradora da forma acessível com que a influenciadora fala sobre dinheiro, ela destacou o quanto o conteúdo pode transformar a relação das pessoas com suas finanças.

“Eu sigo a Nath e não esperava menos dela. A didática dela e as dicas que ela traz são muito claras e fáceis de entender. Adolescentes ou adultos com grandes problemas financeiros conseguem ver uma luz, se guiar e já aplicar as ferramentas no dia a dia”, afirmou Oriana.

Um dos pontos mais importantes das falas e conteúdos de Nath Finanças está nas dicas sobre investimentos. Conforme explica, por muito tempo o tema pareceu distante das pessoas de baixa renda e parecia estar restrito aos mais ricos.

“O que a gente percebe hoje é que as pessoas têm dificuldade de entender tipos de investimento. Qual é o tipo de investimento que é o melhor para mim? Muitas vezes pensam que investir é caro ou impossível. Mas é entender que cada ferramenta é feita para um público diferente, e cada pessoa vai falar de um jeito diferente — e você vai se identificar, ou não”, reforçou Nath. “Não fomos criados para investir, por isso temos que entender que ele não serve só para quem tem dinheiro. Falar de dinheiro não é difícil — nós só não fomos criados para isso.”

A estudante e bolsista Fernanda Monteiro, que veio de Natal (RN) para participar do Festival Iguassu Inova, contou que a palestra da influenciadora despertou ainda mais seu interesse em começar a investir e se organizar financeiramente.

“É algo que eu tenho vontade de fazer, de iniciar. Sempre procuro buscar mais informações para começar a investir mais. Ela explicou sobre CDB e Tesouro, que eu tento entender, mas acabo esquecendo alguns detalhes, então foi bom relembrar”, disse Fernanda.

Como se planejar financeiramente também esteve na pauta da palestrante. A relação dos brasileiros com as dívidas, o risco de seguir fórmulas prontas e a importância de compreender melhor a relação pessoal que temos com o dinheiro foram apontados como fatores essenciais para uma nova forma de lidar com as finanças.

“Planejamento financeiro não se trata apenas de seguir planilhas ou aplicativos. É preciso entender a sua realidade e saber que guardar uma porcentagem específica não é a solução. Entender isso e se organizar a partir da sua realidade pode ser a chave para você não se frustrar quando começar a guardar dinheiro”, alertou Nath.

Um auxílio importante para esse trajeto pode ser anotar os gastos semanalmente e guardar o que for possível, dentro da própria realidade.

“Por exemplo, tente economizar um valor a cada 15 dias e crie um hábito. De 15 em 15 dias, você tem um mês — e assim a sua reserva de emergência ou reserva para realizar sonhos começa a crescer. Não se baseie pela conquista do outro, se inspire nela”, completou.

Compartilhe

Leia também

Incubadora Tecpar Economia PR

Incubadora do PR vence premiação nacional

food valley economiapr

Food Valley lança hub de inovação agro no PR

Castro Condor Economia PR

Condor reinaugura hiper de Castro após investir R$ 4 mi