Pesquisar

PR consolida liderança em inovação e sustentabilidade na ONU e Google

pr lidera inovacao economiapr
Foto: Valdelino Pontes/Secid/Pr

O Governo do Paraná dará mais um passo importante na consolidação de sua liderança em inovação, tecnologia e sustentabilidade. Na próxima semana, o secretário das Cidades, Guto Silva, representará o governador Ratinho Junior em dois compromissos oficiais nos Estados Unidos: o Google Public Sector Summit, em Washington, e a assinatura de uma parceria com o ONU-Habitat, na sede das Nações Unidas, em Nova York.

Entre os dias 27 e 29 de outubro, Guto Silva participa do Google Public Sector Summit, evento global que reúne gestores públicos e especialistas em tecnologia para debater inovação na administração pública. No dia 27, o secretário fará uma visita técnica à sede do Google Cloud, onde será um dos palestrantes do painel de abertura.

Durante a participação, o Paraná apresentará sua jornada em inteligência artificial, que já conta com mais de cinco iniciativas em andamento e outras 30 previstas até o primeiro semestre de 2026. Os projetos têm como foco otimizar processos, economizar recursos públicos e melhorar os serviços oferecidos ao cidadão.

“O Governo do Paraná foi convidado pela Google, uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, para apresentar a jornada do Estado rumo à inteligência artificial. Fizemos uma aposta importante e estamos preparando o Estado para o futuro. Ter a Google ao nosso lado nessa jornada é essencial para gerar resultados práticos para a nossa população”, afirmou Guto Silva.

Após os compromissos em Washington, o secretário segue para Nova York, onde representará o Estado na assinatura de uma Carta de Parceria com o ONU-Habitat, agência das Nações Unidas voltada à melhoria da qualidade de vida nas áreas urbanas.

A cooperação com o organismo internacional vai apoiar a criação do Observatório de Cidades Inteligentes do Paraná, iniciativa da Secretaria das Cidades (Secid) em parceria com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e universidades estaduais.

O projeto fornecerá dados e indicadores para apoiar os municípios em áreas como mobilidade, habitação, meio ambiente, infraestrutura e inclusão social.

“Vamos assinar o protocolo com o ONU-Habitat, cumprindo um compromisso que estava no plano de governo. O objetivo é criar métricas e indicadores que permitam um planejamento urbano mais assertivo em todos os municípios. Ter a chancela da ONU nesse processo nos dá mais confiança e segurança para seguir com as ações”, destacou Guto Silva.

As ações internacionais reforçam o compromisso do Paraná com a inovação, a sustentabilidade e o desenvolvimento urbano inteligente, conectando o Estado às principais discussões globais sobre tecnologia, planejamento e melhoria da qualidade de vida nas cidades.

Compartilhe

Leia também

ipie ufpr gestora esporte economiapr

IPIE UFPR lança curso para atuação de mulheres gestoras no esporte

Feira da Franquia Economia PR

Feira da Franquia mostra alta demanda no mercado paranaense

PME energia limpa economia pr

PMEs aderem à energia limpa e relatam queda na conta de luz