Pesquisar

Intenção de consumo do PR ultrapassa média nacional

Consumo Economia PR

O Índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) do Paraná apresentou alta de 0,7% em outubro, alcançando 91,3 pontos, conforme levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR).

O resultado indica uma recuperação discreta, mas em sentido oposto ao cenário nacional, que mantém trajetória de retração desde agosto e alcançou 101 pontos neste mês.

O desempenho positivo do Paraná foi impulsionado principalmente pelos componentes Perspectiva de Consumo (+3,5%), Nível de Consumo Atual (+2,5%) e Renda Atual (+1,7%). Por outro lado, os fatores Acesso ao Crédito (-1,6%), Emprego Atual (-0,9%), Perspectiva Profissional (-0,8%) e Momento para Duráveis (-0,4%) apresentaram redução na variação mensal.

Na comparação com outubro de 2024, contudo, o indicador paranaense registra queda de 6,3%, reflexo de uma percepção mais cautelosa das famílias sobre as condições financeiras e de consumo.

Apenas o item Perspectiva Profissional mostrou avanço no comparativo anual, com crescimento de 13,7%.

Entre as faixas de renda, as famílias com rendimentos de até dez salários mínimos registraram alta de 0,7%, com o índice marcando 89,9 pontos. Já entre as famílias com renda superior a esse patamar, o ICF subiu 0,4%, alcançando 98,1 pontos.

Compartilhe

Leia também

Passaporte Veicular Digital Economia PR

Motoristas vão testar novo Passaporte Veicular Digital

Empresas cenário econômico Economia PR

Empresas do PR confiam mais em si que no cenário do país

NHS Sistemas Economia PR

NHS expande atuação e aposta em sistemas híbridos e gestão energética