Pesquisar

Evento traz liderança feminina para crescimento nos negócios

rhf economiapr
Foto: Divulgação

Em outubro, Curitiba recebeu a Convenção RHF 20 Anos, encontro que comemorou o aniversário de 20 anos da RHF Talentos, maior e mais antiga franquia de RH do Brasil. Paranaense, a empresa tem mais de 70% de mulheres comandando as unidades da marca.

A convenção ocorreu de forma híbrida e contou com a presença de mais de 200 franqueados e colaboradores da marca de todo o Brasil.

O evento também propôs uma reflexão sobre o papel das mulheres na liderança dos negócios. A RHF, que cresceu durante a pandemia com mais presença delas na gestão, destacou a importância da atuação feminina à frente das empresas.

Segundo Renata Freires, CEO e fundadora, “comemorar 20 anos é celebrar todas as pessoas que constroem a RHF — homens e mulheres que acreditam no poder de transformar por meio do trabalho”.

Para ela, o papel das mulheres na gestão é peça-chave no crescimento das organizações.

“Estrategicamente, essa representatividade influencia na forma como enxergamos o crescimento de um negócio. A liderança feminina tem um olhar inclusivo e inovador, buscando sempre tomar decisões que valorizem pessoas e promovam um impacto positivo para uma marca não só financeiramente, mas também de bem-estar e para a sociedade”, completa, avaliando o mercado de forma geral.

Pensando no Paraná, o encontro também levantou o debate sobre a importância da presença feminina à frente do mercado no estado. Segundo dados do Sebrae Paraná, divulgados no fim do ano passado e atualizados em 2025, 32,7% dos empreendedores são mulheres no entanto, o rendimento médio delas é quase 25% menor que o dos homens, o que reacende a discussão acerca da igualdade na distribuição financeira e valorização da mulher nas marcas.

“Quando olhamos para o número de mulheres empreendendo no estado, vemos avanço. Porém, quando a gente olha para a renda, percebe a urgência de equilibrar as condições. É um reflexo de como o protagonismo feminino precisa ser acompanhado de políticas e práticas que traduzam essa participação em valorização concreta”, reflete Freires.

Para a sócia-diretora da RHF, Elis Almeida, ainda há a necessidade da criação de comunidades e redes colaborativas entre mulheres que visem fortalecer a presença feminina em posições de comando em diferentes setores. Ela ressalta que, além da comemoração do aniversário da marca, o evento também tinha a proposta de evidenciar a importância do papel das líderes para as próximas gerações de empreendedoras.

“A liderança feminina ganha força quando deixa de ser individual e passa a ser compartilhada. Nosso papel hoje é abrir portas, oferecer apoio e criar pontes. É importante sempre lembrar das ações de hoje, uma vez que o que fazemos agora pode definir o caminho a ser percorrido pelas próximas mulheres à frente da gestão de marcas”, enfatiza Almeida.

Compartilhe

Leia também

verão água font life economia pr

Queda no consumo de álcool aquece mercado de água no verão

lazer imobiliário economia pr

Bem-estar ganha peso na estratégia do setor imobiliário

whatsapp negócios

Como gatilhos mentais potencializam vendas via WhatsApp