A Beckhauser, referência nacional em equipamentos para manejo e contenção bovina, apresentou o projeto BeckLab ao prefeito Silvio Barros, que firmou o endosso da Prefeitura de Maringá ao contrato para a instalação do laboratório de inovação no parque e incubadora tecnológica MaringaTech.
O encontro ocorreu na noite da última quinta-feira (30), com a presença do Presidente do MaringaTech, Carlos Valter Martins Pedro, a gestora do Parque Ana Paula Freitas, do Presidente do Conselho da Beckhauser, José Carlos Beckheuser, da CEO, Mariana Beckheuser, e do coordenador do projeto e estratégia de inovação da empresa, Tiago Beckheuser.
A parceria consolida a Beckhauser como primeira empresa âncora do MaringaTech, reforçando o compromisso da companhia com a inovação regional e a integração entre indústria, academia e startups. O anúncio público do projeto ocorreu durante o encerramento da Inovaweek Maringá 2025, evento que movimentou a cidade no mês de outubro.
Com investimento inicial previsto em R$ 1,5 milhão, o BeckLab será um laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento voltado à inovação aberta, à criação de novos produtos e à transformação digital do setor agropecuário. Sua inauguração está prevista para o primeiro semestre de 2026.
“Esse projeto nasce do nosso desejo de dar um passo importante em direção ao futuro. Valorizamos profundamente tudo o que nos trouxe até aqui e entendemos que é hora de explorar novas formas de inovar, seguindo no caminho da transição do modelo fechado para o aberto, fortalecendo ainda mais a colaboração, que é um dos nossos valores”, destaca a CEO da Beckhauser, Mariana Beckheuser.
Segundo ela, a escolha do MaringaTech foi estratégica.
“O Parque reúne uma combinação única de fatores: além de estar na cidade onde a empresa mantém sua sede, o ambiente de startups em expansão, o vínculo com a Universidade Estadual de Maringá e a vocação industrial com foco em agro, saúde e indústria limpa refletem exatamente a visão de futuro da Beckhauser”, completa.
O BeckLab também marca os 55 anos de trajetória da Beckhauser, celebrados em 2025, e simboliza um novo ciclo na estratégia de inovação da companhia.
Para o coordenador do projeto, Tiago Beckheuser, o laboratório representa uma mudança de paradigma.
“É quase como inovar no próprio jeito de inovar. Até hoje, a inovação acontecia integrada à engenharia, dentro da fábrica. Com o BeckLab, criamos um espaço exclusivo para pensar e experimentar o novo, unindo design, engenharia e conhecimento de campo com pessoas da casa e novos talentos”, afirma.
Tiago reforça que o objetivo é fortalecer a colaboração.
“Acreditamos que a inovação precisa ser compartilhada. Estar dentro de um ecossistema pulsante como o do MaringaTech nos convida a aprender, a colaborar e a inspirar. Esse é o espírito que queremos levar para os próximos 55 anos da Beckhauser: seguir pioneiros, cada vez mais conectados com o coletivo, com o futuro e com o propósito de transformar a cadeia produtiva de forma humanizada, inteligente e sustentável, ou melhor, regenerativa”, conclui.
 