Empreendedoras de diferentes regiões do Paraná participaram, em Florianópolis, do Delas Summit e do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios. Ao todo, 129 empreendedoras foram ao evento, que destaca a força feminina na economia, aborda a geração de empregos e apresenta novas parcerias para o acesso a crédito e capacitação.
Durante os dois dias de programação, o encontro reuniu 7,5 mil participantes presenciais e mais de 10 mil acompanhando on-line, de 21 estados brasileiros. Foi um retrato da diversidade das mulheres empreendedoras no país, com cerca de 120 palestrantes e 16 horas de conteúdo.
“Vemos histórias de empreendedoras que transformaram suas vidas, muitas delas superando relacionamentos abusivos para conquistar independência. Encontros como este vêm para apoiar, gerar confiança e mostrar que elas não estão sozinhas. São momentos de inspiração que fortalecem a autoestima e as habilidades socioemocionais”, destacou Leticia Monteiro Pimentel, consultora do Sebrae/PR.
As caravanas saíram de Guarapuava, Irati, Telêmaco Borba, Ponta Grossa, Curitiba e da RMC.
Entre as participantes estava Kseniia Aleinikova, fotógrafa que abriu uma agência de audiovisual em Guarapuava. Natural da Ucrânia, ela chegou ao Brasil há três anos, após o início dos conflitos em seu país, e participou pela primeira vez de um evento desse modelo.
“Trabalhamos com a produção de fotos e vídeos, e participar foi uma experiência inspiradora. O evento mostra o nosso poder como mulheres. Acompanhei nove palestras e atividades, que me trouxeram muitos aprendizados. Conheci histórias de empreendedoras que criaram novos negócios e quero, com certeza, voltar no ano que vem”, contou.
Um dos pontos altos do evento foi o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, onde a empreendedora de Curitiba Lia Barros foi a vencedora nacional da categoria Negócios Internacionais. O Paraná ainda contou com a Gelir Maria Giombelli, que ficou em 3º lugar na categoria Produtora Rural por seu trabalho na Queijaria Vila Belli de Toledo.
Durante o Delas Summit, uma pesquisa mostrou que 67% das participantes já têm empresa formalizada e 20% possuem ideia de negócio ainda não estruturada. Entre os principais desafios citados estão a elaboração do plano de negócios (41%) e a validação da ideia (24%).
Os segmentos mais representativos são os de serviços (29,5%) e saúde e bem-estar (16,6%), áreas em que as mulheres vêm se destacando com soluções criativas e sustentáveis.
Os dados indicam que 44,5% das empreendedoras são microempreendedoras individuais, 35,3% microempresas e 9,2% empresas de pequeno porte, o que reforça a presença de pequenos negócios liderados por mulheres no ecossistema empreendedor.
Durante o evento, foram apresentados dados do Acredita Delas, programa voltado a pequenos negócios liderados por mulheres que oferece aval de 100% para operações de crédito.
No Paraná, foram realizadas 1.413 operações, totalizando R$ 84,3 milhões em recursos concedidos por meio do Fundo de Aval da Micro e Pequena Empresa (Fampe). O Estado lidera o acesso a esse tipo de crédito, em parceria com instituições como Cresol, Sicredi, Sicoob, Fomento Paraná e BRDE.