No fim de semana, o Espaço Torres Kennedy, em Curitiba, recebe a Feira da Franquia 2025, evento que promete movimentar o ecossistema do empreendedorismo paranaense.
Com uma programação ainda mais robusta, que vai de sexta (7) a domingo (9), o evento terá a participação de mais de 100 marcas e 15 palestras temáticas, conduzidas por nomes de destaque do franchising nacional.
A edição deste ano terá marcas de peso, como a líder mundial em educação bilíngue, Maple Bear, Cacau Show, Lig-Lig, Não+Pelo, Sóbrancelhas, Trans Obra e Embracon, que acaba de anunciar a fusão com a seguradora francesa CNP, assumindo a posição de quinta maior companhia de consórcio do país.
A feira terá, ainda, várias redes paranaenses como o restaurante Spedini e a imobiliária Apolar, que recentemente ampliou o portfólio com três novos modelos de negócios voltados a franquias: Apolar Box (containers), Apolar Compacto (quiosques) e Apolar Point (totens eletrônicos).
Além de oferecer opções de franquias de R$ 8,5 mil a R$ 3,5 milhões, em 47 estandes, a feira irá fomentar a expansão de novas marcas interessadas em investir no Paraná.
“O público da feira é diverso — de quem está abrindo o primeiro negócio a investidores consolidados. O que une todos é a busca por segurança e por um modelo de negócio validado. A feira é o ponto de encontro entre o sonho de empreender e a realidade de operar com menor risco“, afirma o organizador da Feira da Franquia, Arvid Auras.
A programação de palestras da Feira da Franquia 2025, que ocorre ao longo dos três dias, aborda tendências, governança, marketing, finanças e inovação, entre outros temas. Serão cinco apresentações diárias, com especialistas de várias regiões do Brasil, incluindo CEOs, consultores e executivos de grandes redes.
A segunda edição da Feira da Franquia em Curitiba ocorre no cenário em que o Paraná se firma como um dos protagonistas do setor, respondendo por 7,3% do faturamento nacional e 7,1% das unidades de franquias do país, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF).
No segundo trimestre deste ano, as redes paranaenses ultrapassaram R$ 5 bilhões em faturamento, com alta de 12,5% sobre 2024 e geração de 37,8 mil empregos diretos apenas na capital.
“Curitiba já virou um verdadeiro celeiro do franchising no Brasil. A cidade é hoje a segunda do país em número de unidades e possui um ecossistema maduro — investidores experientes, mão de obra qualificada e marcas que nasceram aqui e se expandiram nacionalmente. Isso cria um ambiente extremamente favorável para negócios de todos os portes“, afirma o organizador da feira.
Com o franchising nacional faturando R$ 135,8 bilhões no primeiro semestre de 2025, crescimento de até 10% em relação a 2024, e mais de 200 mil operações em atividade no país, a Feira da Franquia Curitiba 2025 reforça o protagonismo do Paraná nesse mercado.
“O estado é hoje um dos maiores exportadores de franquias do país. O sucesso das marcas locais inspira novos empreendedores e atrai investidores de outras regiões. Esse ciclo virtuoso faz de Curitiba o palco ideal para novos negócios“, finaliza Arvid Auras.