Pesquisar

Croissants Mundo Pão do Olivier desembarca em Curitiba

mundo pao olivier economiapr
Foto: Levy Ferreira/SECOM

Curitiba acaba de ganhar um novo sabor e uma nova história. As clássicas receitas da padaria Mundo Pão do Olivier, nome que se tornou sinônimo de sofisticação na panificação francesa, já podem ser degustadas na capital paranaense. Nessa primeira fornada, o icônico croissant, até então só podia ser encontrado em São Paulo. 

Por trás da novidade está a empresária Raquel Uchôa, nordestina de origem e paranaense por escolha, apaixonada pela preservação histórica e patrimonial. Ela se tornou cotista de quatro unidades da marca em São Paulo e, com isso, trouxe para Curitiba a primeira parceria Mundo Pão fora da capital paulista. 

“São apenas cinco lojas do Mundo Pão do Olivier, todas em São Paulo. Estou muito feliz em fazer parte do grupo e, ainda, trazer as delícias Mundo Pão para Curitiba no meu novo empreendimento do Centro Histórico”, comemora Raquel

A cereja do bolo – ou do croissant – se completa com a escolha do endereço para a execução do projeto. O local tem tanto simbolismo quanto sabor. O Casarão Azul, na Rua Carlos Cavalcanti, 684, construído em 1877, já foi restaurante, palco de grandes encontros ao redor da mesa.

Após um incêndio e anos de abandono, o espaço foi restaurado para abrigar o Porthos Empório Gourmet, iniciativa liderada por Raquel, que já visualizou o novo negócio ainda no início da reforma realizada pelo empreiteiro aposentado Arley Smanhotto, conhecido como o Herói do Centro.

O nome é uma homenagem ao antigo restaurante Porthos e também à pintura do personagem de Os Três Mosqueteiros que resistiu milagrosamente ao incêndio.

“É uma história fantástica, que merece ser preservada e, principalmente, compartilhada com todos que desejarem conhecer o local”, destaca a empresária. 

A proposta arquitetônica, já em fase de decoração, é assinada pela arquiteta Isadora Romanus e prevê mezanino, adega, espaço para degustações de pães, refeições, vinhos e um bar central que apoiará os eventos. A panificação da Mundo Pão Olivier em Curitiba seguirá o padrão da marca, mantendo o processo de fabricação em São Paulo, garantindo toda tradição e qualidade da receita. 

Enquanto o projeto de decoração é concluído no Casarão Azul, os croissants e pães de Olivier já podem ser degustados no Casarão Rosa, a poucos metros dali, onde funciona o Lynk Gastrô, também de Raquel. O espaço foi revitalizado e hoje recebe desde cafés especiais até eventos corporativos.

A novidade gastronômica se conecta a uma causa que mobiliza Raquel: a revitalização do centro histórico da cidade. Ela faz parte de um grupo de empresários que atuam, com recurso próprio, pela recuperação da região. Essa vocação foi, inclusive, o elo que a aproximou do Mundo Pão do Olivier, que também tem uma de suas lojas (a da República) em uma edificação restaurada e revitalizada.

A padaria fica no histórico prédio São Thomaz, construído em 1950, onde antes funcionava a antiga sede da joalheria Amsterdam Sauer. 

“O Mundo Pão do Olivier também atua com a preservação, revitalizando espaços históricos do centro de São Paulo. Essa conexão foi essencial para que essa parceria acontecesse”, conta Raquel

Especialistas apontam que iniciativas privadas como essa são decisivas para transformar centros urbanos.

“Quando proprietários e investidores locais assumem esse compromisso, dão lastro para transformações duradouras. É essa parceria que transforma a requalificação em desenvolvimento sustentável, capaz de gerar identidade, pertencimento e prosperidade”, analisa Marcos Ricardo dos Santos, especialista em políticas públicas e autor do livro Cidades Dinâmicas.

Para Raquel, cada tijolo recolocado nos casarões históricos é um gesto de resistência e de futuro.

“Se cada pessoa voluntariamente engajada estiver minimamente disposta, vamos mudando e melhorando o nosso mundo”, diz. 

O lema dos mosqueteiros que inspirou o nome Porthos parece resumir o espírito da empreitada:

“Um por todos e todos por um” – agora com croissant, champagne e história curitibana recheado de sotaque francês. 

Compartilhe

Leia também

gt building economiapr

Empreendimento aposta em práticas inéditas de sustentabilidade

gfx economiapr

Franqueadora do PR é avaliada em R$ 40 mi e acelera expansão nacional

imoveis luxo economiapr

Mercado de imóveis de luxo em Curitiba dobra em 5 anos