Pesquisar

Projeto do PR ganha categoria destaque no Prêmio Aplaude

projeto raizes risotolandia economiapr
Foto: Divulgação/CBVE

Na última semana, foi realizada a entrega do Prêmio Aplaude – Ações Voluntárias que Transformam, promovido pelo Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial (CBVE) e realizado pelo Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS).

Ao todo, 6 empresas e uma organização da sociedade civil foram contempladas em diferentes categorias, que enaltecem ações que inspiram e promovem transformações positivas por meio do voluntariado, alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e aos princípios da Agenda ESG. 

A entrega da 4ª edição aconteceu juntamente com o Fórum Brasileiro de Voluntariado Empresarial, um encontro nacional voltado à reflexão, troca de experiências e fortalecimento das ações sociais de grandes companhias do Brasil.

Na programação, a palestra “Inteligência Artificial: A tecnologia como aliada do Voluntariado Empresarial”, foi mediada por Mariana Pereira (Canal Sabiar), com a presença de Karina Rocha (Wilson Sons) e Amanda Saviano (Oracle); já a palestra “O Impacto Humano do Voluntariado Empresarial” foi mediada por Bruno Ayres (V2V) e teve como convidados Neusa Lopes (Grupo Amil), Leonardo Moisés (Banco do Brasil) e Dr. Ricardo Caiado (Neurocientista) na Arena B3, em São Paulo. 

Após as palestras aconteceu a cerimônia de entrega do Prêmio Aplaude que, em todas as edições, já recebeu um total de 311 inscrições de ações que mobilizaram mais de 230 mil voluntários e impactaram 14,4 milhões de pessoas em todo o país em 2024. 

Na principal categoria, “Programa Voluntariado do Ano”, o vencedor foi o Programa de Voluntariado Instituto C&A do Instituto C&A, que existe há 34 anos e, só no ano passado, atendeu a mais de 115 organizações sociais.

Ao todo, o projeto já impactou mais de 24 mil pessoas diretamente e 100 mil indiretamente através dos seus mais de 4 mil voluntários espalhados pelo Brasil. O prêmio, que foi recebido por Gabriela Santiago, Analista de Voluntariado e Administrativo Financeiro da empresa, é  um grande motivo de celebração para a equipe:

“Fazemos voluntariado há mais de 30 anos, e receber esse prêmio mostra um reconhecimento de que o que estamos fazendo impactada na ponta, ajudando e apoiando essas pessoas. É uma grande felicidade poder levar essa premiação para os voluntários e mostrar que o trabalho deles faz toda a diferença no final das contas”, disse.

Já a categoria “Voluntariado nas Organizações da Sociedade Civil” premiou a Campanha SOS Chuvas Rio Grande do Sul (Programa de Voluntariado Empresarial CVSP)da Cruz Vermelha Brasileira (Filial do Estado de São Paulo). A ação ocorreu entre maio e julho de 2024, mobilizou 31 empresas e 1.117 voluntários, que dedicaram mais de 5.000 horas de trabalho e garantiram que milhares de doações chegassem às famílias afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Essa mobilização possibilitou o envio de 1.089 toneladas de donativos, promovendo o atendimento de 528.532 pessoas.

O prêmio na categoria “Programa Destaque em Meio Ambiente” foi para o Projeto Raízes Risotolândia da Risotolândia Indústria de Alimentos, que transforma a agricultura familiar paranaense, atuando com 75 agricultores em sete municípios do Estado. A ação oferece capacitação, suporte técnico e práticas que garantem segurança alimentar, geração de renda e qualidade de vida no campo para os beneficiados.

O prêmio foi recebido pela Gerente de Qualidade e Sustentabilidade da empresa, Naína Lopes, que revelou no palco que o projeto foi selecionado para apresentação na COP30.

“Apresentaremos na Conferência o case de um levantamento feito dentro do projeto. Escolhemos 30 propriedades de duas cidades diferentes – sendo uma mais industrializada e outra rural -, para analisar a emissão de gases e trabalhar a redução desse número com os agricultores. Além de mostrar essa ação, levaremos informações de todo o projeto, para que seja um case a ser replicado pelo mundo. Trabalhar com quem trabalha com a terra traz uma sensibilidade diferente para nós, e ter esse reconhecimento de um evento como o Prêmio Aplaude promove o avanço dessas boas práticas e o aprendizado por meio das outras ações aqui no evento”, explicou Naína.

A categoria “Destaque em Comitês de Voluntariado” foi então para o estado de Minas Gerais, com o Programa VLI Solidária – Comitê Belo Horizonte (VLI) (MG). O Comitê de Belo Horizonte da empresa de soluções logísticas atuou durante um ano com 70 voluntários, em 20 ações diferentes, beneficiando mais de 9.680 mil pessoas diretamente.

Entre as ativações foram feitas oficinas, entregas de agasalhos, doações de sangue, doação de utensílios para alimentação, entre outras. A verba para a realização vem dos 1.000 empregados locais que doam recursos ou compram das “vendinhas” (mini mercado localizado dentro da empresa, cujo valor gasto é revertido para as ações sociais). 

Já na categoria “Programa Destaque em Educação”, a iniciativa vencedora foi a Marcenaria Sustentável do Instituto Alpargatas (SP). De acordo com Berivaldo Araújo, Diretor do Instituto Alpargatas, o projeto nasceu em Campina Grande (PB), sede da maior fábrica de Havaianas da empresa, pela necessidade do descarte correto dos resíduos de marcenaria.

“Esse projeto reúne educação profissional, voluntariado, sustentabilidade, diversidade e inclusão. Já são 11 turmas, 77 voluntários e 185 alunos formados, e os materiais confeccionados durante o curso são doados para escolas e artigos públicos municipais”, explicou. 

A iniciativa Tecnologia Amiga da Amazônia, da Avanade Brasil (SP), venceu a categoria “Destaque em Diversidade”. Em parceria com a Visão Mundial, o projeto atuou diretamente no Careiro da Várzea, interior no Amazonas, alcançando quase 800 crianças de comunidades ribeirinhas tradicionais para falar sobre tecnologia e mudanças climáticas na Amazônia, usufruindo do potencial da tecnologia para desenvolver metodologias estratégicas para potencializar a educação na região da maior floresta tropical do mundo. 

Destaque em Legado”, categoria que olha para as ações que trabalham com heranças positivas e impacto duradouro nas regiões onde atuam, premiou  o  Dia da Ação Voluntária (DAV) do Instituto Cyrela (SP), ação que já acontece há 14 anos e tem como objetivo melhorar os espaços educativos de escolas públicas por onde atuam.

Só em São Paulo foram 330 voluntários engajados na transformação da Escola Estadual Nossa Senhora Aparecida, na zona Leste da cidade, numa ação que envolveu a comunidade escolar, famílias e também os colaboradores do Instituto.

“A quarta edição do Prêmio Aplaude comprova a importância de valorizar ações que façam a diferença. A troca entre os finalistas, premiados e público geral foi muito forte. Somamos a isso a 1ª edição do Fórum Brasileiro de Voluntariado Empresarial, que vem estimular que as mudanças continuem sendo aplicadas dentro das empresas, de maneiras novas e positivas. Foi um evento especial para todos nós e que abre um novo capítulo na história do CBVE”, finaliza Gislaine Catanzaro, coordenadora da Secretaria Executiva do Conselho.

Compartilhe

Leia também

agência carreiras economia pr

Empresária lança agência para gestão de carreiras

Mentes Estratégicas Economia PR

Crises não intimidam mentes estratégicas

swa economiapr

Empresa de Medianeira quer levar tecnologia a 2 mi de alunos