Pesquisar

Shopee reforça controle logístico com tecnologia da Tecnorisk

shopee tecnorisk economiapr
Foto: Thalya Gonçalves

A Shopee, uma das maiores plataformas de comércio eletrônico do mundo, firmou parceria com a Tecnorisk, empresa paranaense especializada em gerenciamento de risco, sediada em Colombo.

A aliança tem como objetivo integrar, de ponta a ponta, as informações das viagens entre as unidades logísticas da Shopee e garantir acompanhamento em tempo real, com suporte dedicado aos motoristas tanto em situações rotineiras quanto emergenciais.

Para a Tecnorisk, o projeto representa uma expansão significativa da capacidade de controle logístico e inteligência operacional. A empresa é responsável pelo monitoramento de mais de 7 mil embarques por mês e mais de mil viagens diárias em todo o país, com foco em segurança e mitigação de riscos.

“Reunimos e analisamos todas as informações que giram em torno do controle logístico, como número de veículos rodando, tempo de deslocamento, status das viagens, se há atraso ou não. Tudo isso é acompanhado dentro da nossa torre de controle, em tempo real”, explica a diretora-executiva da Tecnorisk Tatiane Bueno.

Segundo a executiva, a parceria com a Shopee vem impulsionando investimentos em tecnologia e estrutura.

“O volume de dados de controle logístico cresceu muito com a Shopee, o que nos levou a investir mais de R$ 1 milhão em tecnologia e estrutura nos últimos meses. Essa parceria traz mais segurança para a empresa, mais agilidade ao processo logístico e ainda mais eficiência na entrega ao cliente final”, afirma.

Além da integração tecnológica, o projeto inclui treinamentos contínuos com transportadores e equipes das unidades da Shopee em Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, garantindo o uso correto da torre de controle e a precisão das informações enviadas.

De acordo com Wilson Sacco Junior, Risk Management and Insurance Leader in Transportation da Shopee Brasil, a parceria reforça o compromisso da empresa com a eficiência e a previsibilidade operacional.

“O que buscamos com essa parceria é garantir mais controle e previsibilidade, sem perder a agilidade que caracteriza o modelo de negócios da Shopee. A Tecnorisk trouxe soluções que se encaixam exatamente nesse propósito”, destaca o executivo.

Sacco explica que dois fatores foram determinantes na escolha da Tecnorisk: a consistência operacional e a capacidade de desenvolver soluções sob medida.

“Encontramos uma empresa com mentalidade colaborativa e abertura para construir soluções customizadas, adaptadas às nossas necessidades logísticas”, complementa.

Na prática, a integração entre os times de tecnologia das duas companhias já começa a gerar resultados. As equipes trabalham na automação de processos entre o sistema de gestão de transporte da Shopee (TMS) e a plataforma da Tecnorisk, que consolida dados sobre motoristas, veículos, rotas e solicitações de monitoramento. A digitalização reduz retrabalhos, minimiza falhas de comunicação e aumenta a confiabilidade das informações.

Atualmente, 22% da frota da Shopee no Brasil é monitorada pelo sistema de gerenciamento de risco (GR) da Tecnorisk, enquanto 100% das viagens de Line Haul contam com visibilidade operacional em tempo real. A próxima etapa prevê o desenvolvimento de painéis personalizados de acompanhamento, que devem consolidar indicadores estratégicos e agilizar a tomada de decisões.

A expectativa é que o modelo seja ampliado para novas frentes logísticas e regiões, acompanhando o crescimento da Shopee no mercado brasileiro e a crescente demanda por soluções integradas de transporte e segurança.

Compartilhe

Leia também

grupo t2 economiapr

Grupo T2 traz energia limpa para o entretenimento curitibano

condominio vistta resort economiapr

Curitiba ganha seu primeiro condomínio resort

calcados pegada economiapr

Calçados Pegada estreia segmento esportivo no PR