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Tíquete médio dos paranaenses supera R$ 1 mil na Black Friday

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Foto: Csondy de Getty Images Signature/Canva

A Black Friday segue se consolidando como o grande evento do varejo em novembro. No Paraná, sondagem da Fecomércio PR em parceria com o Sebrae/PR aponta que 36,8% dos consumidores percebem vantagens na data, índice ligeiramente abaixo dos 37,9% registrados em 2024.

Oficialmente marcada para a última sexta-feira de novembro, que neste ano cai no dia 28, a Black Friday já movimenta o comércio desde o início do mês.

O levantamento revela que o consumidor está cada vez mais atento: 35,8% comparam preços uma semana antes das compras, 31,4% iniciam o monitoramento com um mês de antecedência e 13,7% começam a acompanhar os valores mais de 30 dias antes. Apenas 19,1% não fazem pesquisa prévia.

As mulheres demonstram um pouco mais de entusiasmo com as ofertas, com 37,6% considerando a data vantajosa, frente a 36,2% dos homens. Curiosamente, porém, o tíquete médio masculino será maior, de R$ 1.167,95, enquanto entre as mulheres será de R$ 912,91. Na média geral, o gasto esperado é de R$ 1.036,75, valor 5,3% superior ao ano passado.

Para o coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio PR, Rodrigo Schmidt, a data já faz parte da rotina de consumo e planejamento dos paranaenses. Ele observa que a Black Friday representa uma oportunidade de economia quando há pesquisa e organização prévia das compras.

“Parte dos consumidores aproveita o período para antecipar as compras de Natal e adquirir produtos com maior valor agregado, como eletrônicos e eletrodomésticos. A data se consolidou no calendário nacional e hoje abrange vários segmentos do varejo e de serviços. Embora possa elevar temporariamente o endividamento devido ao parcelamento, o comportamento predominante do consumidor paranaense é cauteloso e consciente, tanto que o estado apresenta um dos menores níveis de inadimplência do país”, ressalta Schmidt.

Segundo a coordenadora de Comércio e Serviços do Sebrae/PR, Suelen Pedroso, a pesquisa mostra que o consumidor está cada vez mais atento ao processo de compra, com cerca de 80% realizando buscas prévias antes de decidir.

“Isso reforça a importância dos empreendedores se prepararem com antecedência, disponibilizando ofertas, uma experiência diferenciada e transparência no processo. O planejamento permite compreender melhor o público, organizar de forma clara as estratégias e se preparar para vender e fidelizar clientes”, apontou.

Entre os que veem vantagem na Black Friday, 52,6% aguardam a ocasião para realizar compras, ante 45,9% no ano passado, o que demonstra que o paranaense está cada vez mais aderindo ao evento criado nos Estados Unidos e que foi incorporado ao varejo brasileiro em 2010, inicialmente no comércio eletrônico, e rapidamente se espalhou para as lojas físicas.

Hoje a data movimenta bilhões de reais em vendas e marca o início da temporada de compras de fim de ano. Entre os entrevistados pela Fecomércio PR e Sebrae/PR, 14,7% sempre adiantam as compras de Natal durante a Black Friday e 30,7% fazem isso, dependendo do desconto.

Principias produtos adquiridos na Black Friday

Os principais produtos adquiridos durante a Black Friday são os eletroeletrônicos, como videogames, notebooks, celulares e TVs, tablets, que correspondem a 48%.

Na sequência estão os eletrodomésticos, com 42,4%, além de itens de vestuário e calçados (20,7%), perfumes e cosméticos (9%), brinquedos (7,9%) e viagens e turismo (7,9%).

A análise regional mostra que os consumidores das regiões Oeste (42%) e Sul e Sudoeste (41,3%) são os mais animados com o evento, seguidos por Curitiba (37,4%), Centro e Ponta Grossa (36,8%), Norte e Londrina (35,4%), Noroeste e Maringá (35,3%) e Leste, RMC e Litoral (32,7%).

O maior tíquete médio deve ser registrado no Oeste, com R$ 1.146,23, enquanto o Sul terá o menor valor, em torno de R$ 827,88.

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