Pesquisar

Brasil ultrapassa a marca de 10 mi de empreendedoras

brasil empreendedoras
Foto: Divulgação

Um estudo realizado pelo Sebrae, com base em pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revela que o Brasil atingiu um marco histórico: 10,4 milhões de mulheres empreendedoras, o maior número já registrado, representando um crescimento de 42% entre 2012 e 2024 e reforçando o papel feminino como motor de geração de renda, inovação e transformação social em todo o país.

Alinhados a esse movimento, projetos sociais de empresas privadas impulsionam o empoderamento feminino.

É o caso do Futuro Sorriso, da Neodent, que busca capacitar mulheres em situação de vulnerabilidade por meio de cursos de costura e empreendedorismo. O objetivo da iniciativa é promover autonomia financeira, autoestima e oportunidades reais de trabalho e renda nas comunidades do entorno das fábricas da empresa, em Curitiba.

A história de Jocelma Aparecida Hutchok é um retrato dessa transformação. Aos 30 anos, a moradora da Vila Augusta B nunca havia sentado diante de uma máquina de costura até conhecer o Futuro Sorriso, que integra iniciativas sociais com foco em educação, empreendedorismo e capacitação.

“Eu não sabia costurar, nem por onde começar”, lembra Jocelma, que antes fazia ‘bicos’ como diarista enquanto cuidava dos dois filhos.

Hoje, ela integra o grupo de mulheres elegíveis para um estágio prático de três meses no Instituto Supera, parceiro da ação. A jornada é integral, de segunda a sexta-feira, e Jocelma já confecciona as ecobags utilizadas para os kits de fim de ano da Neodent — uma experiência que consolida o aprendizado e reforça o vínculo com o mercado de trabalho.

O desempenho e a evolução da costureira foram notados desde o início.

“Ela mergulhou de verdade no curso. Era tímida e hoje se posiciona, confia no que faz e valoriza o trabalho de uma costureira”, observa a gerente de Responsabilidade Social da Neodent, Helena Schweinberger. A evolução de Jocelma não passou despercebida por quem acompanha sua jornada. “Eu me descobri. É com a costura que quero seguir. Estou apaixonada”, conta Jocelma, orgulhosa.

A primeira turma do Futuro Sorriso formou nove mulheres; a segunda, concluída em outubro, reuniu mais 12 alunas. Ao todo, 21 mulheres já foram qualificadas pelo programa, que prevê novas etapas de aperfeiçoamento técnico e formação empreendedora em 2026.

A etapa de aperfeiçoamento técnico oferece bolsa auxílio, alimentação e transporte, garantindo condições para que as participantes possam se dedicar integralmente ao aprendizado.

O Futuro Sorriso integra o conjunto de projetos sociais da Neodent voltados à comunidade. Entre eles, estão o Sorrisos da Vila — que oferece aulas de futebol para crianças e adolescentes da Vila Augusta B no contraturno escolar — e o curso de Mecânica Básica, que capacita moradores para iniciarem carreira operacional na indústria. Todas as iniciativas reforçam o compromisso da marca com a educação, a empregabilidade, a inclusão e o desenvolvimento social.

Os dois filhos de Jocelma participam do Sorrisos da Vila, o que torna a conquista da mãe ainda mais significativa.

“É inspirador ver como o impacto social dos nossos projetos pode se multiplicar dentro de uma mesma família”, comenta a diretora de Comunicação e Responsabilidade Social Corporativa da Neodent, Raphaela Borba. “O que começa com a oportunidade de aprender pode se transformar em um novo propósito de vida.” 

Para a empresa, a ação é um exemplo concreto de como a formação profissional e o incentivo ao empreendedorismo feminino podem gerar mudanças reais. 

Compartilhe

Leia também

Ambev Cervejarias Economia PR

Sebrae e Ambev disponibilizam capacitação digital para cervejarias

app segurança pessoal economia pr

Primeiro app de segurança pessoal do Brasil é criado em Foz do Iguaçu

Gestão Digital Agrícolas Economia PR

Gestão digital de máquinas agrícolas pode cortar custos em 30%