Pesquisar

Brasil ultrapassa a marca de 10 mi de empreendedoras

brasil empreendedoras
Foto: Divulgação

Um estudo realizado pelo Sebrae, com base em pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revela que o Brasil atingiu um marco histórico: 10,4 milhões de mulheres empreendedoras, o maior número já registrado, representando um crescimento de 42% entre 2012 e 2024 e reforçando o papel feminino como motor de geração de renda, inovação e transformação social em todo o país.

Alinhados a esse movimento, projetos sociais de empresas privadas impulsionam o empoderamento feminino.

É o caso do Futuro Sorriso, da Neodent, que busca capacitar mulheres em situação de vulnerabilidade por meio de cursos de costura e empreendedorismo. O objetivo da iniciativa é promover autonomia financeira, autoestima e oportunidades reais de trabalho e renda nas comunidades do entorno das fábricas da empresa, em Curitiba.

A história de Jocelma Aparecida Hutchok é um retrato dessa transformação. Aos 30 anos, a moradora da Vila Augusta B nunca havia sentado diante de uma máquina de costura até conhecer o Futuro Sorriso, que integra iniciativas sociais com foco em educação, empreendedorismo e capacitação.

“Eu não sabia costurar, nem por onde começar”, lembra Jocelma, que antes fazia ‘bicos’ como diarista enquanto cuidava dos dois filhos.

Hoje, ela integra o grupo de mulheres elegíveis para um estágio prático de três meses no Instituto Supera, parceiro da ação. A jornada é integral, de segunda a sexta-feira, e Jocelma já confecciona as ecobags utilizadas para os kits de fim de ano da Neodent — uma experiência que consolida o aprendizado e reforça o vínculo com o mercado de trabalho.

O desempenho e a evolução da costureira foram notados desde o início.

“Ela mergulhou de verdade no curso. Era tímida e hoje se posiciona, confia no que faz e valoriza o trabalho de uma costureira”, observa a gerente de Responsabilidade Social da Neodent, Helena Schweinberger. A evolução de Jocelma não passou despercebida por quem acompanha sua jornada. “Eu me descobri. É com a costura que quero seguir. Estou apaixonada”, conta Jocelma, orgulhosa.

A primeira turma do Futuro Sorriso formou nove mulheres; a segunda, concluída em outubro, reuniu mais 12 alunas. Ao todo, 21 mulheres já foram qualificadas pelo programa, que prevê novas etapas de aperfeiçoamento técnico e formação empreendedora em 2026.

A etapa de aperfeiçoamento técnico oferece bolsa auxílio, alimentação e transporte, garantindo condições para que as participantes possam se dedicar integralmente ao aprendizado.

O Futuro Sorriso integra o conjunto de projetos sociais da Neodent voltados à comunidade. Entre eles, estão o Sorrisos da Vila — que oferece aulas de futebol para crianças e adolescentes da Vila Augusta B no contraturno escolar — e o curso de Mecânica Básica, que capacita moradores para iniciarem carreira operacional na indústria. Todas as iniciativas reforçam o compromisso da marca com a educação, a empregabilidade, a inclusão e o desenvolvimento social.

Os dois filhos de Jocelma participam do Sorrisos da Vila, o que torna a conquista da mãe ainda mais significativa.

“É inspirador ver como o impacto social dos nossos projetos pode se multiplicar dentro de uma mesma família”, comenta a diretora de Comunicação e Responsabilidade Social Corporativa da Neodent, Raphaela Borba. “O que começa com a oportunidade de aprender pode se transformar em um novo propósito de vida.” 

Para a empresa, a ação é um exemplo concreto de como a formação profissional e o incentivo ao empreendedorismo feminino podem gerar mudanças reais. 

Compartilhe

Leia também

Mulheres Consórcio Economia PR

Liderança feminina impulsiona novo ciclo do consórcio no Brasil

excelencia operacional entretenimento economia pr

Excelência operacional é diferencial competitivo no setor de entretenimento

Matheus Krazue Economiapr

Da gastronomia familiar a R$ 12 mi em faturamento