Pesquisar

Evento fortalece empreendedorismo feminino no leste do PR

Empreendedorismo feminino Economia PR Leste
Foto: Inove

O fortalecimento da liderança feminina e o desenvolvimento de habilidades de comunicação marcaram o “Juntas Vamos Mais Longe”. Realizado pelo Sebrae/PR, evento reuniu cerca de 200 participantes e caravanas de Rio Negro, Lapa, Matinhos, Pontal do Paraná, Fazenda Rio Grande e Colombo e integra as ações do Sebrae Delas.

Na abertura, a consultora do Sebrae/PR, Elaine Cristina Alves Vidal, destacou que o propósito do encontro era o de reafirmar o compromisso da instituição em desenvolver lideranças, ampliar oportunidades e impulsionar o protagonismo das mulheres que transformam seus negócios, comunidades e a economia regional.

“Integrar, inspirar e desenvolver que lideram negócios e comunidades. Quando fortalecemos essas redes e proporcionamos acesso ao conhecimento, contribuímos para que cada participante transforme o seu território e amplie seu impacto”, afirmou Elaine.

O painel de abertura reuniu lideranças da região para falar sobre gestão, desafios e a presença feminina no associativismo. Participaram Solange Aparecida Leal Padilha Gibrim, presidente da Associação Empresarial de São José dos Pinhais (Aciap); Kelly Susel Menegari, presidente da Associação Comercial, Industrial, Agronegócio e Serviços de Colombo (Acic Colombo); e Nilciana Pawowski, presidente da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária da Lapa (Acial). A mediação foi conduzida por Débora Justus, consultora do Sebrae/PR.

Em seguida, a programação contemplou a palestra “Conversas Difíceis”, com Neia de Bortoli, especialista em comunicação interpessoal e referência em aplicação de Comunicação Não Violenta em equipes e ambientes organizacionais. Rosangela Angonese, consultora empresarial da área de desenvolvimento humano, palestrou sobre o tema “Potencializando a Liderança Feminina”.

Empreendedoras da região também compartilharam suas percepções sobre a noite.

Lia Barros, proprietária da Slow and Steady Travel, de Curitiba, e vencedora nacional do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2025 na categoria Internacional, destacou o poder da troca de experiências.

“Tudo o que promove o empoderamento das mulheres em seus empreendimentos é essencial. Aqui ouvimos histórias de quem já trilhou caminhos desafiadores, e isso inspira a seguir em frente com mais confiança e propósito.”, declarou Lia.

Da Lapa, a empreendedora Suzana Gorniski reforçou o quanto iniciativas voltadas ao público feminino fortalecem redes e estimulam novas ideias.

“Esses eventos nos ensinam muito, especialmente quando são liderados por mulheres e criados para fortalecer outras mulheres.”, avaliou Suzana.

Na Regional Leste do Sebrae/PR, que contempla municípios da Região Metropolitana de Curitiba (exceto a Capital), Vale do Ribeira e Litoral foram atendidas 37.855 mulheres, até o momento em 2025. Os dados demonstram o alcance e a representatividade do empreendedorismo feminino no território.

Compartilhe

Leia também

GOL Paraná Economia PR

GOL homenageia PR com aeronave temática

shopping ponta grossa economiapr

Grupo Tacla confirma inauguração de unidade em Ponta Grossa

inadimplentes paraná economia pr

Dívida média dos inadimplentes no PR é maior que média nacional