O fortalecimento da liderança feminina e o desenvolvimento de habilidades de comunicação marcaram o “Juntas Vamos Mais Longe”. Realizado pelo Sebrae/PR, evento reuniu cerca de 200 participantes e caravanas de Rio Negro, Lapa, Matinhos, Pontal do Paraná, Fazenda Rio Grande e Colombo e integra as ações do Sebrae Delas.
Na abertura, a consultora do Sebrae/PR, Elaine Cristina Alves Vidal, destacou que o propósito do encontro era o de reafirmar o compromisso da instituição em desenvolver lideranças, ampliar oportunidades e impulsionar o protagonismo das mulheres que transformam seus negócios, comunidades e a economia regional.
“Integrar, inspirar e desenvolver que lideram negócios e comunidades. Quando fortalecemos essas redes e proporcionamos acesso ao conhecimento, contribuímos para que cada participante transforme o seu território e amplie seu impacto”, afirmou Elaine.
O painel de abertura reuniu lideranças da região para falar sobre gestão, desafios e a presença feminina no associativismo. Participaram Solange Aparecida Leal Padilha Gibrim, presidente da Associação Empresarial de São José dos Pinhais (Aciap); Kelly Susel Menegari, presidente da Associação Comercial, Industrial, Agronegócio e Serviços de Colombo (Acic Colombo); e Nilciana Pawowski, presidente da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária da Lapa (Acial). A mediação foi conduzida por Débora Justus, consultora do Sebrae/PR.
Em seguida, a programação contemplou a palestra “Conversas Difíceis”, com Neia de Bortoli, especialista em comunicação interpessoal e referência em aplicação de Comunicação Não Violenta em equipes e ambientes organizacionais. Rosangela Angonese, consultora empresarial da área de desenvolvimento humano, palestrou sobre o tema “Potencializando a Liderança Feminina”.
Empreendedoras da região também compartilharam suas percepções sobre a noite.
Lia Barros, proprietária da Slow and Steady Travel, de Curitiba, e vencedora nacional do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2025 na categoria Internacional, destacou o poder da troca de experiências.
“Tudo o que promove o empoderamento das mulheres em seus empreendimentos é essencial. Aqui ouvimos histórias de quem já trilhou caminhos desafiadores, e isso inspira a seguir em frente com mais confiança e propósito.”, declarou Lia.
Da Lapa, a empreendedora Suzana Gorniski reforçou o quanto iniciativas voltadas ao público feminino fortalecem redes e estimulam novas ideias.
“Esses eventos nos ensinam muito, especialmente quando são liderados por mulheres e criados para fortalecer outras mulheres.”, avaliou Suzana.
Na Regional Leste do Sebrae/PR, que contempla municípios da Região Metropolitana de Curitiba (exceto a Capital), Vale do Ribeira e Litoral foram atendidas 37.855 mulheres, até o momento em 2025. Os dados demonstram o alcance e a representatividade do empreendedorismo feminino no território.