O Festival Internacional de Inovação de Londrina (FIIL 2025) começa nesta quinta-feira (27), no Parque Ney Braga, reunindo gestores públicos, especialistas, pesquisadores e representantes das principais governanças do ecossistema de inovação da cidade e do Paraná.
Serão dois dias de debates distribuídos em quatro arenas temáticas — Estação 43, Sebrae, Paraná e Conexões — com foco em como a inovação melhora a vida das pessoas, transforma cidades e impulsiona o desenvolvimento social e econômico.
A abertura oficial, com a presença de gestores públicos de Londrina e do Paraná, incluindo prefeituras de vários municípios, acontece às 8h30, seguida da palestra “Empresas não crescem, são construídas”, com André Bobek, empresário, CEO da Mhydas Planejamento Financeiro e eleito o melhor consultor financeiro do Brasil por dois anos consecutivos.
A partir das 13h30, a programação se expande simultaneamente nas quatro arenas com discussões que vão da mobilidade urbana à agricultura sustentável, passando por políticas públicas de inovação, saúde, educação, audiovisual, indústria e cidades inteligentes.
A proposta central do FIIL é mostrar que a inovação vai muito além da tecnologia: ela está na gestão pública, nos serviços essenciais, nas soluções urbanas, na indústria, no comércio, no jurídico e nas relações sociais.
Introduzir novas formas de pensar e resolver problemas amplia o acesso a oportunidades, fortalece setores estratégicos e melhora indicadores como mobilidade, segurança, saúde, educação e sustentabilidade ambiental. Cidades e setores que inovam tornam-se mais competitivos, inclusivos e preparados para o futuro.
Ao longo dos dois dias, o FIIL reunirá atores públicos e privados que atuam diretamente na construção de territórios mais inteligentes, sustentáveis e eficientes.
Serão apresentados conteúdos que demonstram, na prática, como a inovação impacta o cotidiano das pessoas — seja ao melhorar serviços de saúde, ao modernizar o ensino, ao otimizar operações industriais e comerciais, ao transformar o turismo e o agro, ou ao aproximar a administração pública das demandas da sociedade.
O evento é uma realização do Estação 43 com correalização do Sebrae/PR e Abratic, e apoio da Fundação Araucária e de instituições públicas e privadas.
Segundo os organizadores, a inovação está entre os principais motores de crescimento econômico já que cidades que investem em pesquisa, tecnologia e empreendedorismo conseguem aumentar sua produtividade, competitividade e atrair novos negócios, além de gerar empregos de melhor qualidade.
Indicadores também apontam que a inovação pode responder por uma parcela significativa do Produto Interno Bruto (PIB), impulsionando não apenas o desenvolvimento industrial, mas também setores como serviços, saúde, educação e mobilidade.
O FIIL também será palco do SmartCities Hackathon, uma maratona de inovação que acontece de 26 a 28 de novembro, desta vez com foco nos desafios do Turismo Inteligente.
A iniciativa reunirá participantes para desenvolver soluções tecnológicas e altamente inovadoras capazes de contribuir com a transformação das cidades em ambientes mais inteligentes e sustentáveis. A programação começa no dia 26, às 18h30, com o lançamento dos desafios.
No dia 27, das 9h às 19h, serão realizadas oficinas de preparação e, no dia 28, das 8h30 às 18h, a etapa final com apresentação das soluções, banca avaliadora e premiação das equipes vencedoras.