O Grupo Boticário, reconhecido por seu pioneirismo na emissão de títulos sustentáveis na América Latina, concluiu a sua captação do seu 4º Sustainability-Linked Bond (SLB) no valor de R$ 1,625 bilhão, em conjunto com R$ 375 milhões pelo Programa Eco invest Brasil, totalizando R$ 2 bilhões em única emissão.
A operação é a primeira do país nesse formato, com parte do recurso fomentado pelo Programa Eco Invest Brasil e parte via SLB – marcando mais um ineditismo da companhia frente à sua estratégia de finança sustentável a partir de uma sólida e consistente governança na agenda ESG.
A emissão foi coordenada com exclusividade pelo Itaú BBA e atestada via Second Party Opinion (SPO) pela Environmental Resources Management (ERM), consultoria especialista em avaliação ESG com reconhecimento mundial.
Para esta operação, o Grupo Boticário traz duas metas com foco no desempenho sustentável: a primeira visa aumentar de 55 para 70 os métodos alternativos disponíveis para avaliação de segurança e eficácia de matérias-primas e produtos até 2030.
Além disso, dos 15 novos métodos desenvolvidos, pelo menos 12 deverão ter publicação científica até 2030, transformando o conhecimento proprietário em bem público científico para acelerar, ainda mais, a agenda ética, de segurança e inovação sustentável do setor de HPPC (Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos).
A segunda meta, por sua vez, tem como objetivo reduzir 62% das emissões absolutas de Gases de Efeito Estufa (GEE) escopo 1 (geradas diretamente pelas atividades da companhia) e escopo 2 (emissões indiretas associadas ao consumo de energia) até 2034, tendo como o ano base 2022, em linha com a ambição climática validada pela Science-Based Targets Initiative (SBTi) – conectando, assim, a ambição climática do Grupo ao seu modelo de governança e estratégia de negócio detalhados no seu recém lançado Plano de Transição e Adaptação Climática.
A captação dupla contará com R$ 1,625 bilhão atrelados à metas SLBs, outros R$ 375 milhões serão atrelados ao Programa Eco Invest Brasil – iniciativa que impulsiona investimentos privados sustentáveis e atrai capital externo para projetos de longo prazo – a fim de viabilizar parte da construção da fábrica de Pouso Alegre (MG) sob os mais altos padrões de sustentabilidade visando a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design).
Com previsão de inauguração em 2028, a nova fábrica está sendo planejada para incorporar todos os pilares dos Compromissos para o Futuro do Grupo Boticário desde sua fundação, garantindo as melhores práticas ambientais e operacionais e a mais alta eficiência energética.
“Desde a nossa primeira captação SLB fortalecemos a conexão entre mercado financeiro e compromissos ESG. Esta é uma agenda perene e presente na visão de futuro do Grupo. Foi assim que inovamos em 2020, quando realizamos a primeira operação SLB no setor de beleza na América Latina. Agora, com essa emissão dupla, seguimos posicionando de forma estratégica a agenda financeira como uma alavanca para o impacto positivo que desejamos para a nossa sociedade”, diz Marcelo Azevedo, CFO do Grupo Boticário.
Durante a Conferência das Partes sobre as Mudanças Climáticas – COP 30, evento global realizado no mês passado em Belém (PA), o Grupo Boticário lançou o seu Plano de Transição e Adaptação Climática.
As metas de descarbonização de curto prazo e net-zero baseadas na ciência foram validadas pela Science Based Targets initiative (SBTi), com horizontes para 2035 e 2050, e formalizam a ambição climática do Grupo.
Com essa conquista, o Grupo Boticário se tornou a primeira empresa brasileira da América Latina e Caribe no setor de Bens de Consumo Duráveis, Produtos Domésticos e Pessoais a obter tal validação, reforçando o alinhamento com a ciência climática e com os objetivos do Acordo de Paris para limitar o aquecimento global a 1.5°C. Este é um passo fundamental para um futuro mais sustentável e resiliente.
Métodos alternativos e mais de 25 anos sem testagens em animais
Neste ano o Grupo Boticário celebrou um marco histórico: há mais de 25 anos a empresa é 100% livre da realização de testes em animais em seus processos de pesquisa e desenvolvimento de produtos para toda a cadeia produtiva, conquistando as certificações internacionais PETA (Beauty Without Bunnies) e Cruelty Free International (Leaping Bunny Program).
Para isso, somente nos últimos cinco anos, a companhia investiu mais de R$ 40 milhões no desenvolvimento de métodos alternativos à testagem em animais, abrangendo pesquisas científicas, testes laboratoriais, capacitação de equipe, aquisição de equipamentos, certificações e outras frentes estratégicas.
E até 2030, o Grupo prevê um aumento de cerca de 20% nesse investimento e, em 2026 será iniciada a reforma e modernização do Centro Pré Clinico, localizado em São José dos Pinhais.
Ainda, entre os avanços desenvolvidos pela companhia, destacam-se a Pele 3D Reconstruída, aplicada desde 2012 para simular em laboratório as camadas da pele humana e garantir a segurança e eficácia de produtos como cremes e maquiagens; a Pele 3D Bioimpressa com Folículo Capilar, um modelo inédito no Brasil, criado em parceria com o Rensselaer Polytechnic Institute (EUA), que será incorporado aos testes a partir de 2026; o Organ-on-a-Chip, que replica órgãos humanos em microchips para ampliar a precisão dos testes de segurança e já é utilizado, por exemplo, na linha infantil BotiBabySkin; além do modelo Reef Safe, que avalia em laboratório os impactos dos protetores solares sobre os corais.