A segunda Rodada de Negócios do Encontro de Computação Avançada, realizada em Curitiba, promoveu 162 conexões diretas entre empresas e apresentou uma projeção de fechamento de negócios expressivo.
Organizada com o objetivo de aproximar grandes demandas do mercado das soluções oferecidas por fornecedores locais e regionais, a rodada contou com a participação de 9 empresas âncoras e 18 empresas fornecedoras, que atuaram como potenciais compradoras e ofertantes de soluções em computação avançada, respectivamente.
“A rodada de negócios foi uma das grandes novidades desta edição. Além de oferecer conteúdo de alta qualidade e promover um ambiente intenso de networking, o evento criou oportunidades reais de conexão e geração de negócios para as empresas de tecnologia participantes”, avalia Rafael Tortato, coordenador Estadual de TIC e Startup no Sebrae Paraná.
Os números refletem o engajamento e a escala do encontro, situado no contexto de fortalecimento do ecossistema tecnológico em Curitiba.
“Estes indicadores, derivados das avaliações internas do evento, demonstram avanço significativo em comparação a iniciativas anteriores e reforçam o potencial de Curitiba como polo de inovação e atração de investimentos em tecnologia de ponta. Estamos bastante contentes com o resultado”, comenta Adriano Krzyuy, presidente da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro).
Os participantes destacaram a qualidade dos fornecedores e a organização do formato de rodadas, que permitiu identificar rapidamente parceiros com soluções compatíveis com projetos de alto desempenho e necessidades de modernização tecnológica.
“Essas oportunidades de conexão são muito importantes porque o que o empresário quer de verdade é se conectar e ter real possibilidade de negócios. Tudo começa por se conhecer, se conectar. As rodadas nos permitem isso”, destaca a empresária Josefina Gonzalez, ex-presidente da Assespro-PR e profissional de TI com mais de 30 anos de experiência.
Para Mauricio Scussel, diretor adjunto de Ciências de Dados da Assespro-PR, o evento proporcionou o compartilhamento de portfólios para empresários qualificados, o que elevou a visibilidade de seus produtos e explorou nichos estratégicos do mercado de computação avançada.
“Foi uma das melhores rodadas de negócios que já fui. Já estive após o evento, inclusive, visitando um possível parceiro de negócio. Foi uma dinâmica muito boa, com grandes possibilidades.”
Os organizadores anunciaram que acompanharão o desdobramento das conexões e apoiam iniciativas de follow-up, visando maximizar a taxa de conversão das reuniões em contratos fechados. A expectativa é que as parcerias iniciadas impulsionem novos projetos, investimentos e colaborações entre empresas de diferentes portes e especializações técnicas.
A ação integra um ciclo de iniciativas para estimular a colaboração público-privada, fortalecer a cadeia produtiva local e consolidar Curitiba como referência nacional em computação avançada.