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Case da Urbia+Cataratas no Parque do Iguaçu vence prêmio ESG

Urbia Cataratas ESG Economia PR
Foto: Bruno Bimbato

A Urbia+Cataratas conquistou o segundo lugar no Prêmio ESG, da Associação Brasileira de ESG. A empresa foi premiada na categoria Integração de ESG na Cadeia de Suprimentos com o case “Parque Nacional do Iguaçu como indutor de desenvolvimento socioeconômico regional”, que demonstra como a gestão do parque tem fortalecido a economia local ao priorizar fornecedores dos 14 municípios lindeiros.

O prêmio, realizado anualmente, reúne organizações públicas, privadas e cooperativas de todo o Brasil que apresentam iniciativas inovadoras e sustentáveis capazes de inspirar o mercado.

No Parque Nacional do Iguaçu, 74% de todos os itens adquiridos pela concessionária têm origem regional, abrangendo desde alimentos frescos produzidos por agricultores locais até artesanato, souvenires e serviços especializados.

Ao colocar os fornecedores do entorno como parte principal do negócio, o parque cria um ciclo econômico que gera empregos diretos e indiretos, amplia a distribuição de renda e valoriza profissionais e empreendedores da região, oferecendo a eles visibilidade nacional e internacional. A iniciativa também reforça a identidade cultural do território, inserindo elementos regionais na experiência turística e estimulando o pertencimento, ao aproximar a comunidade do parque.

“O modelo implementado pela Urbia+Cataratas demonstra que conservação e desenvolvimento econômico podem caminhar juntos. A priorização de fornecedores locais reduz distâncias logísticas, diminui o consumo de combustíveis fósseis e contribui para a redução das emissões de gases de efeito estufa, ao mesmo tempo em que melhora a eficiência operacional e amplia a diversidade e qualidade dos produtos oferecidos aos visitantes. Esse conjunto de ações integra os princípios ESG à rotina de gestão do parque e consolida uma política de sustentabilidade que beneficia tanto o meio ambiente quanto a população”, explica André Franzini, gerente de sustentabilidade da Urbia+Cataratas.

O reconhecimento no Prêmio ESG destaca o Parque Nacional do Iguaçu como referência em gestão responsável e reforça o potencial das unidades de conservação como indutoras de desenvolvimento territorial.

A estratégia adotada pela Urbia+Cataratas mostra que investir na cadeia produtiva local é uma forma eficaz de fortalecer comunidades, impulsionar novos negócios, incentivar a economia criativa e promover um turismo mais sustentável e alinhado às necessidades reais do território.

O modelo é replicável para empresas e outras unidades de conservação que desejam integrar impacto social, eficiência econômica e preservação ambiental em suas operações.

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