Pesquisar

Bonde Urbano Digital inicia operação integral na RMC

Bonde Urbano Digital Economia PR
Foto: Geraldo Bubniak/AEN

A manhã desta terça-feira marcou um novo capítulo na implantação do Bonde Urbano Digital (BUD) na Região Metropolitana de Curitiba. Pela primeira vez desde o início da operação, o veículo percorreu todo o trajeto previsto do sistema, ligando o Terminal São Roque, em Piraquara, ao Terminal Metropolitano de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.

A viagem de aproximadamente dez quilômetros entre um terminal e outro durou 25 minutos.

O BUD já vinha operando desde o dia 9 de dezembro, mas até então o percurso era parcial, com saída do Terminal São Roque até o Parque das Águas, em Pinhais. Com a conclusão das adequações no terminal de Pinhais, o sistema passa agora a atender o trajeto completo, consolidando mais uma etapa do projeto que torna o Paraná o primeiro da América do Sul a adotar a tecnologia.

A operação do BUD é coordenada pela Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep). O diretor-presidente da entidade, Gilson Santos, acompanhou a primeira viagem com o trajeto completo e ressaltou o avanço representado pela ampliação do percurso.

“A partir de hoje, o BUD passa a operar em uma linha metropolitana integrada entre Pinhais e Piraquara. Durante seis meses, vamos avaliar o desempenho do veículo em operação real, como deslocamento, ocupação e adaptação ao nosso sistema viário. É um modelo inovador, com maior capacidade que os biarticulados, mais conforto, menor ruído e implantação rápida, sem necessidade de trilhos, o que pode representar um avanço importante para o transporte coletivo”, detalhou.

O Bonde Urbano Digital é guiado no asfalto por meio de indução magnética, dispensando trilhos físicos e reduzindo significativamente os custos de implantação.

A expectativa do Governo do Paraná é de que, com a consolidação do trajeto completo, mais usuários passem a utilizar o Bonde Urbano Digital, fortalecendo a integração entre os municípios e ampliando as opções de mobilidade urbana na região.

Na fase de testes, o BUD funcionará em dois horários, sempre partindo do Terminal São Roque às 10h15 e às 14h15. Após o desembarque no Terminal de Pinhais, o BUD faz o caminho inverso, trazendo passageiros até o Terminal São Roque em Piraquara.

Compartilhe

Leia também

Feriadões 2026 Economia PR

Feriadões 2026 devem aquecer a hotelaria e turismo regional

Feirão de Empregos Economia PR

Feirão de Empregos oferece mais de 1.800 vagas em Curitiba

Mulheres Consórcio Economia PR

Liderança feminina impulsiona novo ciclo do consórcio no Brasil