O Aeroporto Internacional Afonso Pena registrou 6.082.391 de passageiros transportados de janeiro a dezembro de 2025. Segundo dados da Motiva, empresa responsável pela administração do terminal, o crescimento nos últimos três anos foi de 56%, sendo 3.898.063 passageiros registrados em 2022, evidenciando a curva de crescimento consistente no período pós-pandemia.
O aumento também se refletiu no número de aeronaves pousando e decolando no aeroporto. Em 2025 foram contabilizadas cerca de 62.454 operações aéreas, número 38% superior aos 45.002 movimentos registrados em 2022.
Nos últimos dois anos, o Aeroporto Internacional Afonso Pena consolidou sua trajetória de expansão e modernização, principalmente a partir do investimento de R$800 milhões, feito pela Motiva nos quatro aeroportos que administra no Paraná, como explica o gerente do Aeroporto Internacional Afonso Pena, Eden Pisani Junior:
“Temos investido em melhorias que ampliam a segurança, aumentam a capacidade operacional e elevam a experiência dos passageiros. Essas ações não apenas permitem atender ao fluxo crescente de usuários, como também fortalecem nossa posição como um importante elo econômico para o Paraná, contribuindo diretamente para o desenvolvimento regional e atraindo novas oportunidades para o estado”, afirmou o gestor
Em 2024, o terminal movimentou mais de 5,67 milhões de passageiros, um aumento de aproximadamente 2% em relação ao ano anterior, demonstrando a continuidade da recuperação pós-pandemia e da atividade aérea.
Esse resultado reflete não apenas o crescimento dos voos domésticos, mas também a expansão da malha internacional, que quase dobrou o número de operações sem escalas, com novas conexões para destinos na América do Sul, ampliando as opções de voos diretos.
Além dos dados anuais, os movimentos mensais e semestrais também indicam um desempenho robusto em 2025. No primeiro semestre, os aeroportos internacionais paranaenses, liderados pelo Afonso Pena, registraram um aumento de aproximadamente 18,2% no total de passageiros em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Só o Afonso Pena foi responsável por cerca de três milhões de passageiros entre janeiro e junho, correspondendo a um crescimento de mais de 7% em relação ao primeiro semestre de 2024.
Dados divulgados no final de setembro de 2025 revelam que, apenas naquele mês, o Afonso Pena contabilizou cerca de 530 mil passageiros, com crescimento de aproximadamente 7% em relação a setembro de 2024, indicando que a tendência de expansão vem se mantendo mesmo em períodos fora da alta temporada.
A expectativa é de que, em 2026, o crescimento continue, com a concessionária mantendo um diálogo permanente com o mercado para reforçar a demanda e ampliar ainda mais o potencial econômico e turístico da região.