Pesquisar

Curitiba sedia do maior evento mundial de criação de games

Curitiba Games Economia PR
Foto: Divulgação

O mercado de games vive um momento de plena expansão no Brasil. Entre 2024 e 2025, o consumo de jogos digitais cresceu 8,9% no país, alcançando 82,8% da população, que afirmou jogar jogos digitais, segundo a Pesquisa Game Brasil.

É nesse contexto de desenvolvimento acelerado e de demanda por inovação e novos talentos que a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) realiza, entre os dias 30 de janeiro e 1º de fevereiro, a 17ª edição da Global Game Jam Curitiba, maratona mundial de criação de jogos.  

Durante 48 horas, os participantes serão desafiados a colocar a criatividade em ação no desenvolvimento de jogos para diferentes plataformas e formatos, como PC, dispositivos móveis, realidade virtual e jogos analógicos – incluindo jogos de tabuleiro, livros-jogo, escape rooms, aventuras de RPG, entre outras iniciativas ligadas ao universo dos games. 

“É um momento único de imersão, inovação e troca de experiências, independentemente de o participante ser amador ou profissional. Muitos, inclusive, optam por passar a noite no local para se dedicar integralmente à maratona. É um fim de semana inteiramente dedicado aos jogos”, explica Bruno Campagnolo de Paula, coordenador do curso de Jogos Digitais da PUCPR. 

O Global Game Jam é realizado em Curitiba desde 2010, pelo curso de Jogos Digitais da Escola Politécnica da PUCPR, e faz parte da iniciativa Global Game Jam, que promove o hackathon de games anualmente em diversos países.

A sede curitibana do evento é uma das maiores do mundo em termos de produção e participação. A expectativa para 2026 é que mais de 500 desenvolvedores marquem presença e que uma centena de jogos sejam elaborados. 

O evento tem início às 16h da sexta-feira, 30 de janeiro, com o credenciamento e a formação das equipes. No sábado, além de se dedicarem à criação dos jogos, os participantes poderão acompanhar minitalks com profissionais da área.

Já no domingo, ocorre a finalização dos projetos e a tradicional jogatina (Play Party), momento em que os trabalhos são apresentados ao público e avaliados, culminando na votação que define o melhor jogo da edição. 

Essa etapa do evento é aberta ao público e não exige inscrição, permitindo que todos os presentes testem e avaliem os jogos das 15h às 18h, localizados nos dois primeiros andares do Bloco Amarelo. 

“O propósito do evento é reunir pessoas com diferentes experiências, estimular a troca de conhecimentos e explorar todas as etapas do processo de criação de games”, diz Campagnolo. 

Compartilhe

Leia também

Votorantim Cimentos Economia PR

Votorantim Cimentos oferece 54 vagas de emprego no PR

transformação digital escola pública economia pr

PR lidera transformação digital na educação pública

aluguel curitiba alta economia pr

Aluguel residencial tem alta de 12% em Curitiba