Quando o assunto é tempestade, muita gente só se preocupa com a queda de energia. Mas, no Brasil, o problema vai muito além disso.
Você sabia que o Brasil é líder mundial em incidência de raios? Todos os anos, milhões de descargas elétricas atingem o solo, redes elétricas e estruturas urbanas. E mesmo quando um raio cai a quilômetros de distância da sua empresa, os efeitos podem chegar silenciosamente pela tomada.
O perigo invisível são os surtos e picos de tensão.
Durante tempestades, a rede elétrica sofre variações bruscas de tensão. Esses surtos elétricos não precisam ser fortes o suficiente para desligar equipamentos, muitas vezes, eles passam despercebidos, mas causam danos cumulativos.
É assim que placas eletrônicas “morrem aos poucos”: servidores que começam a travar; computadores que reduzem a vida útil e sistemas que falham sem explicação aparente.
Tudo isso pode ser consequência da chamada sujeira elétrica, um conjunto de ruídos, picos e oscilações que entram pela rede elétrica e comprometem equipamentos sensíveis.
Nobreak não é só para quando a luz acaba
Existe um mito comum de que o nobreak serve apenas para manter os equipamentos ligados durante uma queda de energia. Na prática, essa é só uma das funções.
Um nobreak de qualidade:
- Filtra ruídos elétricos;
- Absorve surtos de tensão;
- Estabiliza a energia que chega aos equipamentos;
- Protege contra danos silenciosos causados por tempestades.
Ou seja, mesmo com a energia funcionando, o nobreak atua como uma barreira de proteção entre a rede elétrica instável e os equipamentos da sua empresa. E o prejuízo não aparece na hora. Diferente de um curto-circuito visível, os danos causados por surtos elétricos são graduais.
Quando o equipamento para de funcionar, muitas vezes o prejuízo já está consolidado:
- Troca de placas caras;
- Paradas inesperadas;
- Perda de dados;
- Interrupção de operações.
Em períodos de tempestades intensas, esses riscos aumentam consideravelmente. Sua empresa está preparada?
A temporada de tempestades é previsível, mas os prejuízos, não precisam ser. Investir em proteção elétrica adequada é uma decisão estratégica para garantir continuidade, segurança e economia em longo prazo.
A NHS Energia desenvolve nobreaks e soluções pensadas para a realidade brasileira, onde raios e oscilações elétricas fazem parte do dia a dia. Porque proteger seus equipamentos não é apenas evitar que a luz apague. É garantir que a energia chegue limpa, estável e segura, faça sol ou tempestade.
A NHS – Energia do Seu Jeito é membro Mantenedor do LIDE Paraná é um ecossistema de negócios que atua na construção de uma agenda positiva, voltada ao fortalecimento da economia do Estado.
O grupo de líderes empresariais se posiciona como um hub de negócios para a promoção de oportunidades de investimento, desenvolvimento econômico e social e construção de conexões, estimulando as interações e o networking empresarial.
A organização também promove discussões de temas econômicos e políticos de interesse nacional. O LIDE possui 28 unidades no Brasil e 21 unidades internacionais, sendo a do Paraná reconhecida como unidade referência do sistema.