Pesquisar

Sebrae divulga classificados do Prêmio Prefeitura Empreendedora

Prêmio Prefeitura Empreendedora Economia PR
Foto: Inove

Vinte e sete projetos de 25 municípios do Paraná seguem na disputa estadual da 13ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE). O prêmio está na 3ª fase e, a partir de agora, três projetos de cada uma das nove categorias, serão avaliados na prática, em visita técnica.

As visitas devem ocorrer durante todo o mês de fevereiro, onde serão analisadas as informações disponibilizadas na inscrição. A cerimônia de premiação estadual está prevista para 22 de abril.

O consultor do Sebrae/PR, Emerson Lourenço, comenta que a fase atual é um momento de validação, estruturado por critérios objetivos, uma vez que todas as visitas seguem um roteiro padronizado.

A equipe técnica verifica, por exemplo, se o projeto está aderente à categoria; se as evidências são consistentes e, ainda, avaliam a participação do Sebrae, quando aplicável.

“Além disso, busca-se a comprovação dos resultados e o impacto nos pequenos negócios. Toda essa análise é necessária para validar, em campo, o que foi apresentado documentalmente. Nosso objetivo é atestar e validar a execução real da iniciativa, garantindo a credibilidade do Prêmio e a transparência em todo o processo”, detalha Lourenço.

Lourenço complementa que, além das provas documentais, a equipe técnica também levanta novas informações, por meio da coleta de depoimentos dos representantes das prefeituras responsáveis pelos projetos e de beneficiários das ações.

“As visitas são realizadas por especialistas com experiência nas categorias que estão sendo avaliadas”, explica o consultor.

Nesta edição, o PSPE é dividido em nove categorias: Simplificação; Sala do Empreendedor; Compras Governamentais; Empreendedorismo na Escola; Inclusão Produtiva; Turismo & Identidade Territorial; Sustentabilidade & Meio Ambiente; Empreendedorismo Rural e Gestão Inovadora.

As visitas são previamente agendadas pelo Sebrae/PR, com as equipes das prefeituras participantes.

Ainda de acordo com Emerson, o PSPE é uma das principais iniciativas de reconhecimento e valorização de políticas públicas municipais voltadas ao empreendedorismo e ao desenvolvimento dos pequenos negócios.

Por meio da premiação, há o estímulo para que boas iniciativas locais se transformem em referências estaduais e nacionais.

“A iniciativa vai além de premiar boas práticas, como também organiza, sistematiza e dá visibilidade a modelos que funcionam. É um instrumento de aprendizagem e difusão de soluções públicas eficazes”, avalia.

Ao todo, 157 municípios iniciaram a disputa da atual edição, totalizando 202 projetos submetidos. Na etapa de inscrição, até dois projetos puderam ser inscritos, por prefeitura municipal, em categorias diferentes. O regulamento de todo o processo, incluindo os critérios analisados, está disponível no site do Sebrae.

A 13ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE) é composta por quatro fases. A fase inicial considerou o período de inscrição e submissão dos projetos.

Cada município, pode inscrever iniciativas por categoria, apresentando descrição detalhada do projeto, resultados, público beneficiado, metodologia aplicada e materiais comprobatórios.

Na segunda etapa, foi realizada a análise de habilitação e enquadramento, contando com a conferência técnica para verificar se o projeto atende ao regulamento, à categoria escolhida e aos requisitos mínimos de participação.

O mês de fevereiro será marcado pela fase 3, com as visitas técnicas, para atestar a execução real da iniciativa, com base na análise documental e verificação das evidências. Após a conclusão da fase de visita técnica, o julgamento, última fase do PSPE, ocorrerá em março de 2026.

A cerimônia de premiação estadual está prevista para o dia 22 de abril, em Curitiba, às 18h30, no Restaurante Madalosso. Os vencedores de cada categoria da etapa estadual avançam para a etapa nacional do prêmio.

O PSPE tem periodicidade bianual. Em 2024, as prefeituras de Curitiba e Assaí conquistaram reconhecimento nacional no 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE), posicionando o Paraná como o único estado do País com dois troféus.

Confira os projetos e os 25 municípios receberão as visitas técnicas, por categoria

Categoria: Compras Governamentais

  • Cascavel – Ecossistema de Compras Públicas de Cascavel             
  • Mangueirinha – Compras públicas como motor do desenvolvimento de mangueirinha
  • Prudentópolis – Transformando o Mercado Local pelas Compras Públicas            

Categoria: Empreendedorismo na Escola

  • Contenda – Educação Financeira para Poupar o Meio Ambiente Selo: Parceiro da EDU
  • Guarapuava – Educação para o Futuro: Empreendedorismo, Inovação e Cidadania
  • São Miguel do Iguaçu – São Miguel do Iguaçu nota fiscal premiada          

Categoria: Empreendedorismo Rural

  • Colombo – Resgate do patrimônio vitícola de Colombo
  • Mandaguari – Cafés especiais de Mandaguari
  • Paranacity – Urucum-Ouro vermelho como indutor do desenvolvimento local e regional              

Categoria: Gestão Inovadora

  • Londrina – Acelera Londrina       
  • Mamborê – Centro de Atendimento ao Espectro Autista              
  • Ponta Grossa – Estação hub: prédio histórico que virou casa e motor da inovação           

Categoria:  Inclusão Socioprodutiva

  • Fazenda Rio Grande – Programa qualifica fazenda
  • Pontal do Paraná – Costurando Sonhos
  • Tupãssi – Eu Invisto: Crédito Inteligente para o Fortalecimento Local     

Categoria: Sala do Empreendedor

  • Foz do Iguaçu – Central do Empreendedor – O Ponto de Partida para Grandes Realizações. 
  • Marialva – Crédito orientado
  • Sarandi – Mente e visão do empreendedorismo rumo ao futuro


Categoria: Simplificação

  • Curitiba – Facilita Mais Curitiba. Menos burocracia, mais investimento
  • Pinhais – Integra Pinhais

Categoria: Sustentabilidade e Meio Ambiente

  • Capitão Leônidas Marques – Programa Lixo Bom
  • Carlópolis – Programa Amigo das Águas
  • São José dos Pinhais – Sacolão Verde

Categoria: Turismo & Identidade Territorial

  • Castro – Apaixone-se por esta terra        
  • Curitiba – Natal de Curitiba: Juntos o Inesquecível Acontece!    
  • Pinhais – Turismo nas Escolas    

Compartilhe

Leia também

Itaperuçu empreendedorismo economia pr

Itaperuçu recebe curso gratuito de empreendedorismo

Desvalorização usados Economia PR

Desvalorização de usados recua no PR em janeiro

vsh partners janguiê diniz

VSH Partners reforça atuação em M&A em imersão com Janguiê Diniz