O setor de turismo de Ponta Grossa e região dos Campos Gerais se mostra cada vez mais consolidado ao longo dos anos. Em 2026 o valor médio gasto por turista na cidade durante o período de carnaval chega a R$ 913,88, uma alta de 218,5% em comparação com 2025, quando o valor médio foi de pouco mais de R$ 280,00.
Os dados são da agência de receptivo Aracê Turismo, que recebe e organiza grupos na cidade, e representa as reservas e compras antecipadas dos turistas. O valor se divide entre hospedagem, guia de turismo, ingressos, alimentação, agenciamento e seguro.
“Em comparação com 2025 é mais do que o dobro de turistas que nós estamos atendendo na região, e isso mostra como o nosso destino está sendo procurado cada vez mais pelos turistas do Brasil”, explica João Martins, proprietário da Aracê Turismo.
O aumento no número de turistas na cidade impacta em diversas empresas do setor de serviços, o que reforça a tendência de alta no estado. Só em 2025 as empresas ligadas ao turismo registraram alta de 5,5% no volume de atividades entre janeiro e novembro, segundo a Pesquisa Mensal de Serviços do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
“Todas as empresas do setor são beneficiadas de alguma forma, seja o restaurante, hotel, artesanato e demais profissionais. Os fornecedores desses serviços também sentem o impacto do aumento dos visitantes”, destaca João.
A maior parte dos visitantes vem de outros estados e viaja em grupos organizados, o que contribui para um maior volume de compras antecipadas e permanência na cidade. Turistas de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul formam a maioria nesse período.
A expectativa da empresa é de que os números sigam em crescimento nos próximos feriados prolongados de 2026, impulsionados pela consolidação da região como destino turístico.