A Conasa Infraestrutura, empresa com sede em Londrina e uma das principais plataformas brasileiras de investimento em saneamento, rodovias e iluminação pública, é também a principal apoiadora das ações socioambientais do Rally dos Sertões, o maior rally das Américas, com largada neste sábado, dia 26 de julho.
Entre as iniciativas, destaca-se a entrega de 270 unidades do ConÁgua, o filtro solidário da Conasa.
Na edição de 2021 da competição, Mario Marcondes, presidente da Conasa e competidor do Rally, enfrentou problemas mecânicos em uma região pouco habitada sob o calor intenso do Piauí. Durante a tentativa de manutenção, um menino apareceu de moto e, após conversar com a equipe enquanto aguardavam ajuda, convidou-os para ir até sua casa.
“Chegando lá, pedi um copo de água. Ele trouxe uma água amarelada… fiquei olhando aquela água, que não era potável, mas acabei tomando para não fazer desfeita”, relembra Marcondes.
Na ocasião, o piloto perguntou como a família acessava água e descobriu que recebiam abastecimento de um caminhão-pipa a cada quinze dias. Ao retornar à empresa, Marcondes compartilhou a história com a equipe, que então desenvolveu uma solução simples e acessível para enfrentar a falta de acesso à água potável: um filtro de baixo custo e fácil replicação.
O resultado foi uma parceria de longo prazo com impacto direto na vida de quem mais precisa. Desde 2022, os filtros ConÁgua são distribuídos durante o Rally dos Sertões, beneficiando mais de 550 famílias.
Na edição do Rally de 2025, a distribuição beneficiará famílias sem acesso à água potável em comunidades ao longo da rota da competição, que neste ano seguirá parte do trajeto do Rio São Francisco. Serão contemplados moradores da Comunidade Quilombola Recanto dos Dourados (Abadia de Goiás), Santa Rosa de Goiás (GO), Januária (MG), Montalvânia (MG) e da Comunidade Lameirão, próxima a Delmiro Gouveia (AL).
Além da entrega dos filtros, as ações socioambientais apoiadas pela Conasa incluem atividades de educação ambiental, como a implantação de hortas pedagógicas, oficinas de reaproveitamento de recicláveis e a gestão de resíduos.
Todos os recicláveis são destinados a cooperativas locais nas cidades que recebem as Vilas Sertões, espaços de convivência e interação entre equipes e comunidades.
A novidade deste ano é a parceria com a Poiato Recicla, primeira usina de reciclagem de resíduos de cigarro do Brasil. Durante a competição, as bitucas de cigarro serão recolhidas e transformadas em massa celulósica para produção de artesanato.