O Biopark – Parque Tecnológico do Oeste do Paraná – é o único representante do Estado indicado na categoria Hubs de Inovação no prêmio Anprotec 2025, promovido pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores.
Localizado em Toledo, o Biopark conecta empresas, pesquisadores e empreendedores com o objetivo de impulsionar pesquisa, desenvolvimento e soluções tecnológicas que geram impacto socioeconômico regional.
“Unimos empreendedorismo, desenvolvimento de empresas, ensino e pesquisa. Temos o NAPI (Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação) em alimentos saudáveis, que reúne 10 das principais empresas do setor produtivo da região, Governo do Paraná e Fundação Araucária”, explica o vice-presidente do Biopark, Paulo Rocha.
“Aqui, quem decide o que vai ser pesquisado é a empresa e nós contamos com pesquisadores do Brasil e do mundo para isso”, ressalta.
Entre os parceiros estratégicos, destaca-se também a Embrapa, que contribui com conhecimento técnico e científico de excelência, fortalecendo projetos de inovação e o desenvolvimento de soluções voltadas ao agronegócio e à produção de alimentos de qualidade.
A premiação da Anprotec tem como objetivo reconhecer as melhores práticas desenvolvidas por ecossistemas de inovação em todo o Brasil, com destaque para iniciativas que impulsionam o empreendedorismo e a conexão entre startups, empresas e instituições de pesquisa científica e tecnológica.
A definição dos vencedores segue até hoje (15) e, além de critérios técnicos, a participação do público e o engajamento dos cases dos finalistas nas redes sociais será revertido em pontos extras na avaliação.
O Paraná conta, atualmente, com 54 ambientes de inovação associados à Anprotec. Ao todo, são 489 ambientes de inovação credenciados pelo Separtec em sete cidades da Região Metropolitana de Curitiba e em 57 municípios do Interior do Estado, incluindo o Biopark.
Além do Biopark que vem se consolidando como um hub de inovação, conectando empresas, pesquisadores e empreendedores para impulsionar pesquisa e desenvolvimento de soluções tecnológicas, a Fundetec de Cascavel está concorrendo na categoria Incubadora de Empresas.
São 15 finalistas de todo o Brasil e o Paraná já conta com dois entre os melhores. Para o secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Nelson Bona, a indicação como finalista nessa premiação fortalece a imagem do Estado como referência nacional.
“Esse reconhecimento reafirma a qualidade do trabalho desenvolvido nos ambientes de inovação paranaenses, consolidando o Paraná como um polo de referência em tecnologia e empreendedorismo e o resultado da integração entre setor produtivo, universidades e poder público na busca por soluções inovadoras que geram impactos positivos para a sociedade”, afirma.