Pesquisar

Gestão financeira reduz risco de fechamento precoce de empresas no Brasil

gestao financeira economiapr
Foto: Divulgação

A busca pelo equilíbrio financeiro é um desafio constante para diversas empresas nacionais que buscam resultados concretos e aumento de lucratividade. Só no primeiro mês de 2025, mais de 160 pedidos de Recuperação Judicial – RJ foram registrados no Brasil, um aumento de 8,7% em relação a janeiro de 2024, segundo o Indicador de Falências e Recuperações Judiciais da Serasa Experian.

Até abril, o total de pedidos chegou a 638. Em 2024, o país teve o maior número de solicitações de RJ desde o início da série histórica, com 2.273 solicitações, volume que representou 61,8% de aumento em relação ao ciclo anterior.

“O cenário brasileiro ainda é desafiador. Muitos empreendimentos nascem com boas ideias, mas sem estrutura financeira suficiente para sustentá-las. A falta de clareza sobre números, a ausência de planejamento e decisões tomadas com base em intuição ainda são realidades em boa parte do mercado”, afirma Kleber Amora, especialista em estratégia empresarial.

Segundo o executivo, as companhias precisam estar sempre em busca de resultados mensuráveis e, quando preciso, não demorar a ter o auxílio de uma consultoria que atue na melhora  de seus indicadores, tais como, fluxo de caixa, margem de contribuição, EBITDA e retorno sobre o patrimônio (ROE), com diagnósticos individualizados e ações práticas. 

“O que falta, muitas vezes é unir a estratégia certa, uma gestão eficiente e disciplina na execução”.

Ainda de acordo com Amora, que também é CEO da Berry Consultoria – uma impulsionadora de negócios que já ajudou mais de 4 mil marcas, para entender os entraves ao crescimento sustentável ou o motivo pelo qual um CNPJ pode estar indo à falência, é preciso começar com uma análise profunda do estágio de maturidade da empresa, seus principais desafios operacionais e financeiros.

“Definidos os objetivos do projeto, prazos de execução e as metodologias mais adequadas para a cada realidade, consultores especializados ficam com a responsabilidade de implementar soluções que gerem impacto no curto e médio prazo”, diz.

Entre as áreas com maior potencial de mudança direto no caixa estão o setor financeiro, a gestão comercial e os processos de precificação.

“Nosso modelo é modular, então trabalhamos com a lógica de priorizar ações com potencial real de retorno financeiro, e não com base na extensão de um contrato”, explica o especialista.

A consultoria também utiliza inteligência artificial em todas as etapas do projeto, ou seja, da análise de dados à elaboração de cenários e planos de ação. Isso contribui para acelerar o processo de tomada de decisão e aumentar a precisão das recomendações.

“Além da entrega técnica, também treinamos os líderes para que estejam bem preparados para atuarem de forma mais estratégica, por meio de uma cultura voltada para a eficiência e lucratividade”, lembra.

“O que buscamos é fortalecer a autonomia do cliente para que continue evoluindo mesmo após o encerramento do projeto de consultoria. Resultados sustentáveis nascem de decisões bem fundamentadas e de processos que funcionam com clareza e controle”, conclui Amora

Compartilhe

Leia também

ekobee economiapr

Gestão inteligente de resíduos com impacto ambiental, social e econômico

empreendedor sebrae economiapr

Feira do Empreendedor Sebrae confirma datas e palestrantes principais do evento

acipar economiapr

Acipar investe em nova sede e mira em liderança no mercado paranaense