A Lightsweet, indústria paranaense de alimentos saudáveis dona das marcas Lowçucar, Magro e Inédito Foods, publicou recentemente o Relatório Anual de Práticas ESG. O documento reúne os principais resultados e compromissos da companhia nos pilares ambiental, social e de governança, reforçando sua adesão ao Pacto Global da ONU e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
No campo social, a empresa avançou na promoção da diversidade e da equidade de gênero: atualmente, 47% do quadro de colaboradores é composto por mulheres, que ocupam 45% dos cargos de alta liderança. Mais de 1.500 pessoas foram beneficiadas em campanhas de arrecadação de roupas, brinquedos e alimentos, além de doações periódicas de produtos para entidades assistenciais.
O cuidado com colaboradores também se destacou: campanhas de prevenção como Setembro Amarelo, Outubro Rosa e Novembro Azul resultaram em exames preventivos para mais de 90 profissionais que aderiram às campanhas. Além disso, a empresa ofereceu 43,7 mil refeições em seu restaurante interno, aplicou 160 vacinas contra a gripe e promoveu 1. 848 horas de treinamentos em segurança.
Na frente ambiental, a Lightsweet manteve programas de reaproveitamento de água, coleta seletiva em parceria com a New Hope (EuReciclo) e logística reversa de embalagens. Em 2024, foram compensadas mais de 176 toneladas de papel, papelão, plástico e filmes laminados, além do descarte correto de 30 toneladas de produtos impróprios para consumo.
A companhia também registrou a redução de e 6 toneladas a emissão de CO2 no anterior, com o redirecionamento da frota de passeio para abastecimento a partir de combustível não fóssil, mantendo o Selo Clima Paraná, que reconhece a mensuração e gestão de impactos climáticos.
As práticas de governança foram fortalecidas com a criação do Comitê de Ética, responsável por zelar pelo código de conduta lançado em 2024, além de auditorias periódicas e políticas de transparência com colaboradores e parceiros.
“Nosso relatório mostra que sustentabilidade não é apenas uma diretriz, mas parte do DNA da Lightsweet. Avançamos em indicadores ambientais, sociais e de governança porque acreditamos que só existe crescimento verdadeiro quando geramos impacto positivo para colaboradores, consumidores e para o planeta”, destaca Cezar Couto, diretor executivo da Lightsweet.
Atualmente, a Lightsweet conta com um time de mais de 259 colaboradores diretos e é certificada entre as Melhores Empresas para se Trabalhar no GPTW do Estado do Paraná, nos últimos 8 anos.