Pesquisar

Empresas paranaenses são premiadas por práticas sustentáveis

grupo bio
Foto: Divulgação

Práticas sustentáveis de empresas paranaenses foram destaque na segunda edição do SBPC/ML e a Sustentabilidade no Laboratório Clínico. A FirstLab, a Kasvi e a Mobius, integrantes do Grupo Bio, tiveram seus cases expostos durante o 57º Congresso Brasileiro de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial (CBPCML), realizado entre 16 e 19 de setembro, no Rio de Janeiro (RJ).

A votação popular, realizada pelos participantes do Congresso, contou com 143 votos no total, elegendo a FirstLab em 1º lugar, com 34,3% dos votos; a Kasvi em 2º lugar, com 30,8%; e a Mobius em 3º lugar, com 22,4%.

“Vale destacar que cada um desses projetos reflete a diversidade de frentes que o Grupo Bio vem trabalhando em sustentabilidade — da energia renovável na FirstLab, ao cuidado com resíduos na Kasvi, até o impacto social na Mobius. Essa conquista mostra que não se trata de ações isoladas, mas de uma estratégia integrada que fortalece a governança, o engajamento interno e a contribuição para os ODS. Mais do que os troféus, o verdadeiro prêmio é ver como as práticas sustentáveis estão se tornando parte da cultura do Grupo Bio e inspirando novas iniciativas”, destaca Moara Pereira da Silva, coordenadora de ESG do Grupo Bio.

Os trabalhos inscritos pelas empresas destacaram diferentes frentes de sustentabilidade. A FirstLab apresentou o case “Energia Renovável na FirstLab”, evidenciando a migração para o Mercado Livre de Energia com substituição de fontes convencionais por energia de matriz renovável.

Em 2023, a iniciativa gerou a redução de 55 toneladas de emissão de CO₂ — equivalente à absorção de carbono de 385 árvores em 30 anos — e diminuiu em 30% a conta de energia da empresa.

A Kasvi inscreveu o projeto “Reciclar é Cuidar, com a Kasvi”, que promove a gestão responsável e a destinação contínua dos resíduos gerados, como papel, papelão, plástico, vidro e metal, para a Associação de Recicladores Moranguinho.

Mais de 13 toneladas de plástico, 9 de papel, 2 de vidro e 1,76 de metal foram encaminhadas para reciclagem. O projeto também promove educação ambiental, conscientização da comunidade e gera renda para 14 famílias associadas, reforçando um modelo de economia circular.

“É um exemplo de economia circular que alia cuidado com o meio ambiente à inclusão socioeconômica”, complementa Moara.

Já a Mobius participou com o programa “Ciência, Sustentabilidade e Impacto Social”, resultado do projeto Vista o Bem. Em parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein, o projeto arrecada roupas doadas por colaboradores e as destina ao Bazar do Voluntariado Einstein, revertendo a renda para iniciativas sociais, como a Casa da Criança do Programa Einstein na Comunidade de Paraisópolis, em São Paulo.

Desde 2024, foram realizados 12 envios, totalizando mais de 350 kg de roupas, incentivando consumo consciente e economia circular.

“Esta iniciativa reduz o desperdício têxtil, incentiva o consumo consciente e ainda gera recursos para iniciativas sociais. Além disso, engaja nossos colaboradores por meio do Projeto Formigas, fortalecendo a cultura do voluntariado e ampliando o alcance de ODS na prática”, comenta a coordenadora de ESG do Grupo Bio.

O CBPCML, reconhecido como um dos principais congressos da área, é promovido pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial (SBPC/ML) e oferece uma plataforma para troca de conhecimentos e atualizações em patologia clínica e medicina laboratorial.

Compartilhe

Leia também

agência carreiras economia pr

Empresária lança agência para gestão de carreiras

Mentes Estratégicas Economia PR

Crises não intimidam mentes estratégicas

swa economiapr

Empresa de Medianeira quer levar tecnologia a 2 mi de alunos