Pesquisar

Empresas paranaenses são premiadas por práticas sustentáveis

grupo bio
Foto: Divulgação

Práticas sustentáveis de empresas paranaenses foram destaque na segunda edição do SBPC/ML e a Sustentabilidade no Laboratório Clínico. A FirstLab, a Kasvi e a Mobius, integrantes do Grupo Bio, tiveram seus cases expostos durante o 57º Congresso Brasileiro de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial (CBPCML), realizado entre 16 e 19 de setembro, no Rio de Janeiro (RJ).

A votação popular, realizada pelos participantes do Congresso, contou com 143 votos no total, elegendo a FirstLab em 1º lugar, com 34,3% dos votos; a Kasvi em 2º lugar, com 30,8%; e a Mobius em 3º lugar, com 22,4%.

“Vale destacar que cada um desses projetos reflete a diversidade de frentes que o Grupo Bio vem trabalhando em sustentabilidade — da energia renovável na FirstLab, ao cuidado com resíduos na Kasvi, até o impacto social na Mobius. Essa conquista mostra que não se trata de ações isoladas, mas de uma estratégia integrada que fortalece a governança, o engajamento interno e a contribuição para os ODS. Mais do que os troféus, o verdadeiro prêmio é ver como as práticas sustentáveis estão se tornando parte da cultura do Grupo Bio e inspirando novas iniciativas”, destaca Moara Pereira da Silva, coordenadora de ESG do Grupo Bio.

Os trabalhos inscritos pelas empresas destacaram diferentes frentes de sustentabilidade. A FirstLab apresentou o case “Energia Renovável na FirstLab”, evidenciando a migração para o Mercado Livre de Energia com substituição de fontes convencionais por energia de matriz renovável.

Em 2023, a iniciativa gerou a redução de 55 toneladas de emissão de CO₂ — equivalente à absorção de carbono de 385 árvores em 30 anos — e diminuiu em 30% a conta de energia da empresa.

A Kasvi inscreveu o projeto “Reciclar é Cuidar, com a Kasvi”, que promove a gestão responsável e a destinação contínua dos resíduos gerados, como papel, papelão, plástico, vidro e metal, para a Associação de Recicladores Moranguinho.

Mais de 13 toneladas de plástico, 9 de papel, 2 de vidro e 1,76 de metal foram encaminhadas para reciclagem. O projeto também promove educação ambiental, conscientização da comunidade e gera renda para 14 famílias associadas, reforçando um modelo de economia circular.

“É um exemplo de economia circular que alia cuidado com o meio ambiente à inclusão socioeconômica”, complementa Moara.

Já a Mobius participou com o programa “Ciência, Sustentabilidade e Impacto Social”, resultado do projeto Vista o Bem. Em parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein, o projeto arrecada roupas doadas por colaboradores e as destina ao Bazar do Voluntariado Einstein, revertendo a renda para iniciativas sociais, como a Casa da Criança do Programa Einstein na Comunidade de Paraisópolis, em São Paulo.

Desde 2024, foram realizados 12 envios, totalizando mais de 350 kg de roupas, incentivando consumo consciente e economia circular.

“Esta iniciativa reduz o desperdício têxtil, incentiva o consumo consciente e ainda gera recursos para iniciativas sociais. Além disso, engaja nossos colaboradores por meio do Projeto Formigas, fortalecendo a cultura do voluntariado e ampliando o alcance de ODS na prática”, comenta a coordenadora de ESG do Grupo Bio.

O CBPCML, reconhecido como um dos principais congressos da área, é promovido pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial (SBPC/ML) e oferece uma plataforma para troca de conhecimentos e atualizações em patologia clínica e medicina laboratorial.

Compartilhe

Leia também

consultoria disciplina Economia PR

Especialista destaca a importância da disciplina em empresas sob consultoria

feira industrial economiapr

Empresas do PR estarão na maior feira de inovação industrial

sonar economiapr

Sonar vai promover imersão e desenvolvimento de líderes em Cascavel