Fazer turismo no Paraná está mais barato do que na média nacional em 2025. A Cesta de Consumo do Turismo, indicador elaborado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) com base no IPCA, mostra que a inflação acumulada de janeiro a setembro em produtos e serviços ligados à atividade turística foi de 3,45% em Curitiba e Região Metropolitana, abaixo dos 4,35% registrados no cenário nacional.
Mesmo com o leve aumento de 0,51% no IPCA do turismo na capital paranaense em setembro, frente aos 0,43% no Brasil, o estado ainda apresenta um comportamento de preços mais favorável. Nos últimos 12 meses, a inflação do setor foi de 6,49% em Curitiba e Região Metropolitana, enquanto a média nacional chegou a 8,48%.
Segundo o assessor econômico da Fecomércio PR, Lucas Dezordi, esse cenário contribui para tornar o turismo paranaense mais competitivo e atrativo.
“A redução dos preços em passagens aéreas e pacotes turísticos aumenta o potencial de deslocamento e consumo dentro do estado. Além de favorecer o turismo interno, esse comportamento de preços reforça a atratividade do Paraná como destino para visitantes de outras regiões”, avalia Dezordi.
O economista ressalta que a estabilidade de preços e as condições mais favoráveis para o consumo de serviços turísticos fortalecem o setor na reta final do ano, período de maior movimentação.
“Com a aproximação das férias e do fim de ano, o cenário atual cria boas perspectivas para o comércio e para o turismo paranaense”, conclui.
Desempenho do turismo em agosto
Após o bom desempenho registrado durante o período de férias escolares, as atividades turísticas apresentaram uma redução já esperada, na ordem de 1,5% em agosto na comparação com julho, refletindo o movimento sazonal.
Apesar disso, o volume de vendas do setor manteve crescimento, com alta de 4,0% no Paraná em relação a agosto de 2024. No acumulado de 2025, o avanço chega a 5,8%.
No cenário nacional, o volume de vendas do turismo aumentou 0,8% em agosto frente a julho, segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Já no Paraná, a queda mensal foi compensada pelo desempenho positivo a médio prazo. No acumulado de 12 meses, o setor cresceu 7,5% no estado, acima da média brasileira de 6,5%.
Esse resultado é impulsionado, principalmente, pelos aumentos de receitas em empresas de transporte aéreo de passageiros, serviços de reservas de hospedagens, hotéis, bufês e restaurantes.
O desempenho coloca o Paraná na 7ª posição nacional em volume de atividades turísticas no período de 12 meses, reforçando sua relevância no cenário do turismo brasileiro.