O Sindirepa/PR reuniu, na última quinzena de outubro, representantes de diversos setores da cadeia de reposição automotiva independente para apresentar o Sindirepa Conecta. A iniciativa tem como objetivo ligar a entidade e as oficinas à indústria, distribuidores e autopeças para ampliar relacionamentos, promover negócios e viabilizar a qualificação no setor.
O presidente do Sindirepa/PR, Sandro Cruppeizaki, apresentou o Sindirepa Conecta, que reúne, em um único calendário, as ações de marketing, relacionamento e capacitação para todos os associados da entidade. O plano inclui frentes institucionais, educacionais, sociais e promocionais para 2026.
Com 40 anos de atuação, o Sindirepa/PR conta com cerca de 250 empresas associadas e mais de 3 mil pessoas diretamente ligadas ao negócio.
Segundo Cruppeizaki, o programa trabalha seis eixos: eventos temáticos; ações educacionais (capacitações técnicas, comerciais e de gestão); campanhas promocionais; ações ESG (com foco em saúde ocupacional, doação de sangue e iniciativas ambientais); informação e conscientização de reparadores e consumidores, além de ações institucionais.
“Um dos mais importantes eventos programados para 2026 é o Arena Sindirepa, uma feira de negócios realizada em parceria com o Senai/PR com espaço para networking, lançamentos de serviços, produtos e palestras”, adiantou o presidente da entidade.
Somente para este evento, o público estimado deve ser de 1,5 mil visitantes, entre profissionais, expositores, estudantes e instituições parceiras.
Outro destaque será a segunda edição da campanha “Revisão Premiada”, em parceria com a Associação Comercial do Paraná (ACP), que incentiva a revisão veicular preventiva antes das viagens de fim de ano e da temporada de férias, com sorteios ao longo do período da campanha.
“Ainda estamos o início da primeira edição e a adesão está sendo muito boa. Diversas empresas já estão participando e, também, patrocinando a campanha”, relatou Cruppeizaki, ao explicar que a ação mobiliza a cadeia automotiva, com benefícios e premiações para as oficinas, centros automotivos e, também, para os clientes, que concorrem a prêmios que incluem carro zero quilômetro, motocicletas e eletroeletrônicos.
O empresário Evaldo Kosters, diretor do Sindirepa/PR, ressaltou que, além de estimular o movimento nas oficinas e centros automotivos durante o ano todo, as campanhas de conscientização salvam vidas ao lembrar o básico que é a manutenção preventiva.
“Precisamos investir de forma contínua em comunicação. Dono de veículo bem-informado decide por oficinas qualificadas e peças certificadas. Com isso, reduz potencialmente o risco de se envolver em acidentes graves no trânsito”, comentou.
Kosters salientou a importância dessas ações para toda cadeia automotiva no Paraná, uma vez que essas campanhas atingem um número muito grande de pessoas e, consequentemente, movimentam todo o segmento econômico.
“Segurança automotiva não é tema de nicho. É um assunto cotidiano que impacta na vida de todos os paranaenses”, afirmou.