Os consumidores de Curitiba seguem aderindo fortemente à Black Friday, já consolidada como o principal evento do varejo em novembro. De acordo com sondagem da Fecomércio PR em parceria com o Sebrae/PR, 37,4% dos curitibanos consideram a data vantajosa, percentual ligeiramente acima da média estadual de 36,8%.
O tíquete médio estimado na capital é de R$ 1.025,51, abaixo da média paranaense de R$ 1.036,75. Entre os gêneros, os homens devem gastar em média R$ 1.128,57, enquanto as mulheres projetam desembolsar R$ 948,11.
Litoral e RMC
A Black Friday também deve movimentar o Litoral do Paraná e os municípios da Região Metropolitana de Curitiba. Segundo a pesquisa citada acima, 32,7% dos consumidores locais veem a data como uma boa oportunidade. O índice, embora seja o menor entre as regiões paranaenses, ainda demonstra o potencial de crescimento das vendas no período.
O tíquete médio estimado na região Leste do Paraná é de R$ 1.033,33, ligeiramente inferior ao do estado, de R$ 1.036,75. Entre os gêneros, os homens devem gastar em média R$ 1.173,56, enquanto as mulheres planejam desembolsar R$ 938,00.
Principias produtos adquiridos na Black Friday
Os principais produtos adquiridos durante a Black Friday na capital são os eletroeletrônicos (videogames, notebooks, celulares, TVs e tablets), que correspondem a 49% das intenções de compra.
Na sequência estão os eletrodomésticos, com 45,1%, além de itens de vestuário e calçados (27,5%), perfumes e cosméticos (15,7%), brinquedos (9,8%), livros e afins (9,8%) e viagens e turismo (7,8%).
Adesão dos paranaenses à Black Friday
Entre os que veem vantagem na Black Friday, 52,6% aguardam a ocasião para realizar compras, ante 45,9% no ano passado, o que demonstra que o paranaense está cada vez mais aderindo ao evento criado nos Estados Unidos e que foi incorporado ao varejo brasileiro em 2010, inicialmente no comércio eletrônico, e rapidamente se espalhou para as lojas físicas.
Hoje a data movimenta bilhões de reais em vendas e marca o início da temporada de compras de fim de ano. Entre os entrevistados pela Fecomércio PR e Sebrae/PR, 14,7% sempre adiantam as compras de Natal durante a Black Friday e 30,7% fazem isso, dependendo do desconto.
Para o coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio PR, Rodrigo Schmidt, a data já faz parte da rotina de consumo e planejamento dos paranaenses. Ele observa que a Black Friday representa uma oportunidade de economia quando há pesquisa e organização prévia das compras.
“Parte dos consumidores aproveita o período para antecipar as compras de Natal e adquirir produtos com maior valor agregado, como eletrônicos e eletrodomésticos. A data se consolidou no calendário nacional e hoje abrange vários segmentos do varejo e de serviços. Embora possa elevar temporariamente o endividamento devido ao parcelamento, o comportamento predominante do consumidor paranaense é cauteloso e consciente, tanto que o estado apresenta um dos menores níveis de inadimplência do país”, ressalta Schmidt.
Segundo a coordenadora de Comércio e Serviços do Sebrae/PR, Suelen Pedroso, a pesquisa mostra que o consumidor está cada vez mais atento ao processo de compra, com cerca de 80% realizando buscas prévias antes de decidir.
“Isso reforça a importância dos empreendedores se prepararem com antecedência, disponibilizando ofertas, uma experiência diferenciada e transparência no processo. O planejamento permite compreender melhor o público, organizar de forma clara as estratégias e se preparar para vender e fidelizar clientes”, apontou.
Análise regional
A análise regional mostra que os consumidores das regiões Oeste (42%) e Sul e Sudoeste (41,3%) são os mais animados com o evento, seguidos por Curitiba (37,4%), Centro e Ponta Grossa (36,8%), Norte e Londrina (35,4%), Noroeste e Maringá (35,3%) e Leste, RMC e Litoral (32,7%). O maior tíquete médio deve ser registrado no Oeste, com R$ 1.146,23, enquanto o Sul terá o menor valor, em torno de R$ 827,88.