Pesquisar

Tecnologia pode ajudar a prevenir câncer de próstata

tecnologia prevenir cancer prostata economiapr
Foto: Divulgação

A campanha Novembro Azul, originalmente voltada para a prevenção do câncer de próstata, ganha em 2025 um alerta ainda mais amplo. Diversas entidades estão chamando a atenção dos homens para cuidados com a saúde em geral.

Além de passar por consulta médica com frequência, a adoção de hábitos saudáveis, como alimentação equilibrada, sono regular e exercícios físicos, tem sido enfatizada. Nesse ponto, inovações tecnológicas dão uma força e tanto.

Para a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), por exemplo, o homem precisa entender que, para viver mais e melhor, tem de se cuidar. O diagnóstico precoce do câncer de próstata, por exemplo, garante cura em até 98% dos casos. Do contrário, a doença pode levar à morte: segundo o Ministério da Saúde, são, em média, 47 falecimentos por dia de homens acometidos pelo câncer de próstata.

De acordo com equipes da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), não há uma maneira específica de se prevenir o câncer de próstata. O que minimiza o risco da doença é a qualidade de vida. Em outras palavras: hábitos como alimentação saudável, atividades físicas e sono são decisivos para mitigar ocorrências — de câncer e de outras doenças.

Quem atua na promoção desses hábitos constata, empiricamente, a importância de tais cuidados. É o caso do especialista Marcos Rinaldi, criador e líder da Fortalece, solução que mescla neurociência, gamificação e tecnologia para rotinas saudáveis. Por meio de um aplicativo, o usuário acessa orientações sobre alimentação equilibrada, indicações de atividades físicas e outras práticas de bem-estar físico e mental.

A inovação vem sendo incorporada por empresas e administrações públicas, que fornecem a ferramenta a seus quadros de colaboradores.

“A partir de pesquisas realizadas com grupos de usuários de nossa plataforma que implementaram de fato novos hábitos, constatamos resultados como melhora em 23% da autoconfiança, em 37% da disposição, em 13% do humor, em 23% na qualidade do sono e em 46% da percepção geral qualidade de vida”, informa Rinaldi.

Na avaliação do especialista, o estímulo a cuidados com a saúde pode — e deve — ocorrer por várias frentes, inclusive por meio das tecnologias.

“A Fortalece conta com conjunto de soluções que conta com interações presenciais, programas, competições saudáveis,  conteúdos e ainda um aplicativo que a coloca recursos de autocuidado disponíveis na palma da mão, pelo instrumento que mais utilizamos ao longo do dia: o celular. A tecnologia, quando bem explorada e bem utilizada, proporciona possibilidades incríveis”, reitera.

A solução tem a proposta de ajudar na implementação de hábitos cada vez melhores, utilizando-se de atividades que envolvem cuidados pessoais com o sono, alimentação, estímulo à prática de atividade física, autoconhecimento, inteligência emocional e a relação com o meio social. 

Também há atenção à saúde financeira, até porque, conforme assinala Rinaldi, “as finanças estão entre os maiores motivos de preocupação, ansiedade e estresse”.

Portal de conteúdos com aulas, meditações, exercícios funcionais e ginástica laboral, palestras com especialistas, entre outros eventos, compõem o conjunto de serviços oferecidos. Desafios, jogos, interatividade, um sistema de recompensas e mensagens proporcionam incentivo e estímulo para o uso cotidiano dos recursos disponíveis.

Compartilhe

Leia também

mare de oportunidades litoral economiapr

Litoral recebe capacitações para ambulantes com foco em sustentabilidade

expansao shopping barigui economiapr

ParkShoppingBarigüi registra aumento de vendas e fluxo após expansão

falencia oi economiapr

Falência da Oi acende alerta no setor de telecom