Pesquisar

Evento em Maringá debate melhorias para pequenos negócios

Maringá pequenos negócios economia pr
Foto: Eduardo Pereira

Nesta terça-feira (18), Maringá sediou o XVII Encontro Sul/Sudeste da Micro e Pequena Empresa, promovido pela Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais do Estado do Paraná (Fampepar), Confederação Nacional das Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais (Conampe), e Sebrae/PR.

Realizado no Parque do Japão, o evento reuniu autoridades e especialistas para debater a importância do associativismo no fortalecimento e crescimento das micro e pequenas empresas.

O presidente da Fampepar, Conampe e conselheiro do Sebrae/PR, Ercílio Santinoni recebeu, durante o evento, da Câmara Municipal de Maringá a Comenda Dom Jaime Luiz Coelho. A homenagem foi entregue pela presidente da Casa, vereadora Majô, com a presença de outros vereadores.

Na ocasião, o diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Tioqueta, abordou o tema “Empreendedorismo – o momento é agora: empreender é construir o futuro”. Ele apontou que o crescimento do empreendedorismo revela mudanças estruturais no comportamento da população e destaca a importância de respostas ágeis, de apoio e fomento.

“Os indicadores mostram que o desejo de empreender deixou de ser apenas intenção e passou a se materializar. Hoje, 46,9 milhões de pessoas já estão envolvidas em um negócio, e o número de potenciais empreendedores quase dobrou nos últimos anos, em todo o Brasil. Fatores como envelhecimento populacional, novas formas de consumo e a busca por propósito influenciam a dinâmica dos pequenos negócios”, discursou.

Dados apontam que 11% da população brasileira e paranaense já possuem mais de 60 anos. Junto disso, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), aponta que 13% dos empreendedores paranaenses possuem mais de 60 anos.

Além disso, de 2016 a 2024 o número de seniores aumentou 9,2%. Grupos como o da Economia Prateada, conjunto de atividades econômicas relacionadas às necessidades e demandas daqueles com mais de 60 anos, demonstram que é importante olhar grupos para atender demandas segmentadas.

“Esses movimentos reforçam a necessidade de políticas públicas consistentes, ações de desburocratização e instrumentos de crédito mais acessíveis, criando condições para que cada vez mais pessoas consigam transformar suas iniciativas em atividades produtivas”, pontuou Tioqueta.

Durante o evento, também foi realizada uma palestra inspiradora com o tema “Sucesso não cai do céu”, um painel de debates com a temática “Associativismo e o Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Fopeme)”, que contou com a participação do diretor-técnico do Sebrae/PR, César Reinaldo Rissete, além de outros painéis, com os temas “Líderes que transformam -Transformando empresas em negócios lucrativos e organizados”, e “O acesso ao crédito e sua facilitação”. Houve ainda a plenária do Fopeme.

Na abertura das atividades, a vice-presidente da Conampe para a região Sul, Rosi Dedekind, destacou a importância do evento para micro e pequenos empresários.

“O evento trouxe pessoas do Brasil todo, de 18 Estados, para capacitá-las e prepará-las para o dia a dia. Também foi importante descentralizar o encontro e levá-lo para outra região”, avaliou.

Participante de todas as edições do encontro, o conselheiro da Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia (Anpec), em Paranaguá, Marcelo Dias, destacou que o conhecimento oferecido foi muito importante para quem pretende iniciar um projeto e saber que poderá contar com o apoio das entidades envolvidas.

“Além disso, Maringá é uma referência nacional e uma cidade empreendedora, então os participantes voltarão mais capacitados para transformarem a sua região”, pontuou.

A estudante de direito de Maringá, Graziela Patricia de Jesus Silva, participou pela primeira vez para buscar capacitação e realizar o desejo de empreender.

“Vim com a expectativa de aprender como inovar, porque tenho o sonho de ter minha própria empresa no setor de vestuário. As palestras agregaram muito e trouxeram visões que eu precisava ter”, disse.

Compartilhe

Leia também

turismo amenities economia pr

Demanda turística em Foz do Iguaçu impulsiona setor de amenities

projeto empreendedorismo rural economiapr

Projeto fortalece desenvolvimento econômico de agricultores

pilar economiapr

Portal dedicado ao mercado imobiliário de luxo estreia em Curitiba